Topo

Crianças brasileiras mortas atingidas por pedras brincavam na neve no Chile

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

04/06/2019 15h27

As duas meninas brasileiras que morreram em acidente, ocorrido ontem, durante um passeio turístico na Cordilheira dos Andes, no Chile, estavam brincando na neve quando foram atingidas pelas pedras que deslizaram da montanha.

Em uma das paradas do passeio, as crianças desceram do micro-ônibus junto com os pais e outros turistas e, minutos depois, sofreram o acidente. O grupo estava na região do reservatório de El Yeso, em San José de Maipo, 60 km a leste de Santiago.

Segundo familiares, as garotas Isadora Pereira Bringel Carvalho, 7, e Khalida Carvalho Trabulsi Lisboa, 3, brincavam com a irmã de Isadora, quando as pedras despencaram de uma altura de cerca de 15 metros. A terceira menina, que tem quatro anos, escapou ilesa.

"Estamos muito abalados, em choque. A minha sobrinha Khalida estava brincando inocentemente com duas coleguinhas quando uma "avalanche" de pedras se soltou da montanha e atingiu as duas. Uma pedra esmagou a barriga dela e ela morreu na hora", conta Aquila Trabulsi, tia de Khalida, ao UOL.

Meninas mortas no Chile - Reprodução/Instagram/@lennecarvalholisboa - Reprodução/Instagram/@lennecarvalholisboa
Khálida (esq.) e Isadora (dir.) morrem após ser atingidas por rochas em passeio no Chile
Imagem: Reprodução/Instagram/@lennecarvalholisboa

Aquila afirma que a família classifica o ocorrido como um acidente e nega que o grupo teria invadido uma área proibida de visitação, como foi informado por autoridades chilenas. "Eles compraram o passeio a uma agência de turismo. Não teve esse negócio de desobedecerem sinalização e entrarem em área proibida. O passeio tinha paradas e foi numa dessas que o acidente aconteceu", explica. A agência está sendo investigada pelo governo local.

As duas meninas são do Maranhão e moravam no município de Bacabal, a 247 km de São Luís. A cidade está comovida com a morte das duas crianças, que estudavam no Colégio Reis Magos, em Bacabal. A instituição suspendeu as aulas até esta quarta-feira (4).

Mãe de uma das crianças já perdeu pai assassinado

Isadora Pereira Bringel Carvalho, 7, é filha do casal de médicos Marcelo Bringel Carvalho e Savya Pereira Bringel Carvalho. Ela tem um irmão e uma irmã. Todos os cinco estavam viajando. Esta não é primeira vez que a médica Slavya Carvalho vive uma tragédia familiar. Em 2013, o pai dela, Ivaldo Dias Pereira, foi assassinado a tiros dentro do carro, enquanto dirigia o veículo, no centro de Bacabal.

Já Khalida Carvalho Trabulsi Lisboa é filha única do médico Jorge Trabulsi Lisboa e da gastrônoma Lenne Carvalho Trabulsi Lisboa. Lenne está grávida de sete meses de uma menina e havia postado, horas antes do acidente, uma foto de Khalida em uma rua de Valparaíso. Ela e o marido aproveitaram o período para viajar antes do nascimento da segunda filha do casal. Khalida é neta do ex-prefeito Raimundo Lisboa e da vice-prefeita de Bacabal, Graciete Trabulsi.

Os dois casais são amigos e planejaram viajar juntos com os filhos para as crianças conhecer a neve. Todos viajaram de São Luís (MA) para o Chile na última sexta-feira (31) e voltariam para o Brasil nesta quinta-feira (6).

A família está viajando de Bacabal para São Luís e deverá decidir ainda hoje se algum familiar vai até o Chile ajudar no traslado dos corpos.

Os pais das duas meninas chegaram a publicar fotos da viagem nas redes sociais. Além do registro de Khalida em Valparaíso, Lenne havia publicou no Instagram mais duas fotos da família no Chile. A última publicação foi a imagem de Khalida sentada em uma rua de Valparaíso.

Khalida e Isadora aparecem juntas em um pequeno vídeo divulgado por Lenne sobre a viagem. As meninas se mostram felizes e posam para tirar fotos junto com a irmã de Isadora.

????

A post shared by Lenne Lisboa (@lennecarvalholisboa) on

Em nota, a prefeitura da cidade lamentou o ocorrido em uma nota de pesar e destacou que as famílias das meninas participam da administração do município. "Cumpre a mim, com tristeza, emitir em nome do povo bacabalense esta nota de pesar, rogando a Deus para que permita aos familiares e amigos a força necessária para enfrentar esse momento de dor", diz a nota assinada pelo prefeito Edvan Brandão de Farias (PSC).

Local da tragédia é ponto turístico no Chile

Band Notí­cias