Estudo diz que gatos criam laços com donos iguais aos de cães e bebês
Um estudo publicado na revista Current Biology apontou que gatos criam laços com seus donos. De acordo com um experimento feito por pesquisadores da Oregon State University, os felinos tiveram comportamento parecido a de cachorros e bebês com seres humanos.
Um teste de ligação foi realizado com 70 filhotes de gatos. Eles foram colocados numa sala com seus donos por dois minutos, depois deixados sozinhos pelo mesmo período e por fim reunidos novamente com os cuidadores.
Em uma escala comparada a afeto familiar de bebês e cachorros, os gatos foram classificados entre comportamento seguro, ambivalente, esquivo ou desorganizado.
O estudo mostrou que 60% dos filhotes receberam "seguro" na classificação. Os animais ficavam perturbados na ausência dos donos e depois mudavam para equilíbrio saudável de afeto e exploração quando os humanos voltavam. Cerca de 30% continuaram estressados após o regresso dos donos.
Os resultados foram similares aos apontados em teste feito dois meses depois com 38 gatos adultos com mais de um ano de idade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.