Reino Unido e União Europeia chegam a novo acordo pelo Brexit
Reino Unido e União Europeia chegaram um novo acordo hoje sobre o Brexit a poucas horas de uma reunião da cúpula da UE para selar a saída britânica do bloco, prevista para o dia 31 de outubro.
O acerto, porém, ainda precisará da aprovação dos parlamentos do Reino Unido e da Comissão Europeia.
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson tuitou: "Temos um excelente novo acordo que recupera o controle". Com a frase, ele se referiu às promessas do campo "Sair" no referendo de junho de 2016 para recuperar o controle de suas leis e política comercial.
Boris Johnson pediu aos parlamentares britânicos que endossem o acordo em uma sessão parlamentar excepcional no sábado, mas o partido norte-irlandês DUP já anunciou que não aceita a concessão de Johnson sobre a fronteira com a Irlanda, que segue fazendo parte da UE, e não quer nenhuma separação com o resto do Reino Unido.
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, também comentou sobre o acordo."Onde há vontade, há acordo. Nós temos um! É um acordo justo e equilibrado para a UE e o Reino Unido (...) Recomendo ao Conselho Europeu que respalde este acordo", escreveu Juncker no Twitter.
Resistência
O líder do Partido Trabalhista, principal formação de oposição no Reino Unido, pediu aos deputados britânicos que "rejeitem" o acordo de Brexit entre Londres e a União Europeia, tornado improvável a adoção do texto.
"(Este acordo) não unirá o país e deve ser rejeitado. A melhor maneira de resolver o Brexit é dar ao povo a última palavra em uma votação popular", declarou Jeremy Corbyn, líder trabalhista, em comunicado.
Essa rejeição soma-se à expressa pelo pequeno partido norte-irlandês DUP, membro de uma coalizão parlamentar com o Partido Conservador no poder, que já não tem maioria no Parlamento.
*Com informações da AFP, Reuters e RTI
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.