Topo

Reino Unido e União Europeia chegam a novo acordo pelo Brexit

Pirmeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson - Getty Images
Pirmeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson Imagem: Getty Images

Do UOL*

17/10/2019 07h03

Reino Unido e União Europeia chegaram um novo acordo hoje sobre o Brexit a poucas horas de uma reunião da cúpula da UE para selar a saída britânica do bloco, prevista para o dia 31 de outubro.

O acerto, porém, ainda precisará da aprovação dos parlamentos do Reino Unido e da Comissão Europeia.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson tuitou: "Temos um excelente novo acordo que recupera o controle". Com a frase, ele se referiu às promessas do campo "Sair" no referendo de junho de 2016 para recuperar o controle de suas leis e política comercial.

Boris Johnson pediu aos parlamentares britânicos que endossem o acordo em uma sessão parlamentar excepcional no sábado, mas o partido norte-irlandês DUP já anunciou que não aceita a concessão de Johnson sobre a fronteira com a Irlanda, que segue fazendo parte da UE, e não quer nenhuma separação com o resto do Reino Unido.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, também comentou sobre o acordo."Onde há vontade, há acordo. Nós temos um! É um acordo justo e equilibrado para a UE e o Reino Unido (...) Recomendo ao Conselho Europeu que respalde este acordo", escreveu Juncker no Twitter.

Resistência

O líder do Partido Trabalhista, principal formação de oposição no Reino Unido, pediu aos deputados britânicos que "rejeitem" o acordo de Brexit entre Londres e a União Europeia, tornado improvável a adoção do texto.

"(Este acordo) não unirá o país e deve ser rejeitado. A melhor maneira de resolver o Brexit é dar ao povo a última palavra em uma votação popular", declarou Jeremy Corbyn, líder trabalhista, em comunicado.

Essa rejeição soma-se à expressa pelo pequeno partido norte-irlandês DUP, membro de uma coalizão parlamentar com o Partido Conservador no poder, que já não tem maioria no Parlamento.

*Com informações da AFP, Reuters e RTI