Mulher comemora 105 anos em Portugal, e filho diz: 'Ela nunca ficou doente'
A portuguesa Rosa Soares completou ontem seu aniversário de 105 anos. Nascida em 26 de novembro de 1914, ela veio ao mundo no mesmo ano de nomes como Santa Dulce dos Pobres (falecida em 1992), Abdias do Nascimento (que morreu em 2011) ou Tyrone Power (vítima de um ataque cardíaco em 1958). Rosa, porém, sobreviveu a mais de um século de vida.
Por isso, a centenária lusitana - que se casou aos 19 anos - reuniu hoje boa parte de sua família na cidade de Fafe (a cerca de 370 km ao norte de Lisboa). Boa parte dos cinco filhos, 17 netos e 29 bisnetos estiveram a seu lado.
"Estou bem! A festa está bonita e eu dou graças a Deus por ter chegado a esta idade", afirmou ela, segundo o jornal Correio da Manhã.
Embora Rosa utilize uma cadeira de rodas para deslocar, o filho António garante que o auxílio é "apenas para evitar as quedas".
"Ela teve dez filhos, mas dois faleceram ainda novos e três morreram mais tarde de acidente, por isso somos cinco. Como ela não gostou de viver agora com um filho e depois com outro, fez tudo para vir para o lar, onde se encontra há quase seis anos, e onde é bem tratada e se sente na meia-idade", garante António.
De acordo com a família, Rosa começou a trabalhar aos oito anos, ajudando feirantes. Hoje, vive "bem disposta, faladora e com assinalável apetite", segundo o jornal português. Sempre que pode, conta, gosta de "beber um copinho de (vinho) tinto".
"A verdade é que ela nunca ficou doente. A primeira vez que a levei ao hospital foi há meia dúzia de anos - e por causa de uma queda", contou o filho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.