TV: Ucrânia diz que Irã pediu desculpas e promete punição por avião abatido
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, pediu neste sábado desculpas ao povo ucraniano pela derrubada do avião da Ukraine International Airlines ocorrido na última quarta-feira, afirma a CNN.
O líder iraniano prometeu buscar os culpados pela tragédia, de acordo com um resumo divulgado por autoridades de Kiev sobre a telefonema de Rouhani para o premiê ucraniano, Volodomyr Zelensky.
"Hassan Rouhani expressou suas condolências ao povo ucraniano e às famílias dos mortos como resultado da queda do voo PS752 da Ukraine International Airlines. Ele fez um pedido de desculpas em nome do Irã pela tragédia que custou 176 vidas", afirma o comunicado.
"O líder da República Islâmica do Irã disse reconhecer completamente que a tragédia se deveu a ações erradas dos militares de seu país. Segundo Teerã, todos os envolvidos na derrubada do avião serão responsabilizados", diz o comunicado ucraniano sobre o contato entre o líder do Irã e da Ucrânia, segundo a CNN.
De acordo com a versão ucraniana para o diálogo entre os presidentes, o Irã trabalha para repatriar os corpos de todos os mortos no acidente até 19 de janeiro e que concorda em pagar indenizações à Ucrânia.
Direção certa
Mais cedo, o presidente Zelensky havia dito que o fato de o Irã ter admitido ter derrubado o avião não-intencionalmente era "um passo na direção certa" e que esperava cooperação legal e técnica na investigação do caso.
Vìdeo da queda
Ontem, a CNN mostrou um vídeo com o momento em que o Boeing 737 da Ukraine International Airlines cai e atinge o chão em Teerã, deixando 176 mortos. Nas imagens é possível ver uma forte luz se aproximando do solo e, logo em seguida, uma explosão, deixando um rastro de destruição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.