Ucrânia pede admissão total de culpa do Irã e pagamento de indenizações
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, emitiu hoje um comunicado no qual disse esperar uma investigação completa, uma admissão total de culpa e compensação financeira do Irã após a queda de um avião ucraniano na madrugada da última quarta-feira.
O Irã admitiu nesta madrugada que abateu por engano o Boeing 737 da Ukrainian Airlines matando todas as 176 pessoas a bordo e expressou seu profundo pesar, depois de inicialmente negar que derrubou a aeronave após os tensos ataques de mísseis iranianos contra alvos dos EUA no Iraque.
"Esperamos do Irã garantias de sua prontidão para uma investigação completa e aberta, levando os responsáveis à justiça, o retorno dos corpos dos mortos, o pagamento de indenizações, desculpas oficiais por canais diplomáticos. . Esperamos que a investigação continue sem atrasos e obstáculos", acrescentou.
Canadá pede investigação completa
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, também se manifestou sobre a admissão de culpa do Irã e pediu uma investigação completa. O país, que tinha 63 passageiros da nacionalidade, foi o primeiro a apontar que um míssil poderia ter abatido o avião.
"Nosso foco continua sendo o fechamento, a prestação de contas, a transparência e a justiça para as famílias e entes queridos das vítimas. É uma tragédia nacional e todos os canadenses estão de luto juntos. Continuaremos trabalhando com nossos parceiros em todo o mundo para garantir uma investigação completa, e o governo canadense espera total cooperação das autoridades iranianas".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.