Casal de biólogos cria gin feito de esterco de elefante (por uma boa causa)
O casal de biólogos Les e Paula Paula Ansley trabalhava como professores no Reino Unido quando decidiu largar tudo para viver de sua própria marca de bebida, a Indlovu Gin, que produz a partir do esterco de elefantes da região.
A ideia surgiu depois que os dois passaram um feriado em uma reserva de caça na África do Sul há alguns anos. Na ocasião, o guia local contou a Paula que o organismo dos elefantes não retém parte dos nutrientes de sua dieta vegetariana e que, por isso, o esterco dos animais é cheio de propriedades importantes.
Paula, que é fã de gin, pensou: por que não deixar os elefantes com o trabalho duro de coletar os ingredientes naturais da bebida?
Segundo contaram à CNN, nem ela e nem Les tinham experiência na fabricação de destilados, mas em 2018, eles criaram o Indlovu Gin, tendo como matéria prima justamente o cocô dos elefantes.
"Entramos em contato com o a reserva de caça Botlierskop e perguntamos: 'Vocês podem nos mandar esterco de elefante?'", contou a bióloga. "Quando o material chegou, começamos a estudar como preparar a bebida".
A fórmula do Indlovu Gin é a seguinte: o esterco é desidratado e passa por um processo de higienização, antes de ser enxaguado e seco novamente, o que torna o material totalmente segura para consumo. O produto final é então misturado ao gin.
Cada frasco leva no rótulo as coordenadas de onde o esterco foi encontrado e a data em que foi coletado.
"Você pode ver que é inverno em Kruger ou verão em Botlierskop", disse ele. "É a história do que está bebendo".
O resultado final, segundo a produtora, é uma bebida com "sabor terroso e gramado". "Dependendo de onde coletamos os vegetais ou de quais elefantes produziram o esterco, o sabor do gin muda um pouco".
Por uma boa causa
Desde seu primeiro lote em novembro de 2019, a empresa sul-africana produziu 6 mil litros de gin e agora exporta para a Europa e outros países africanos.
O preço médio da garrafa é de cerca de US$ 34 (ou R$ 144) e 15% deste valor é doado à Africa Foundation para apoiar a preservação dos elefantes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.