Topo

Esse conteúdo é antigo

Casal de biólogos cria gin feito de esterco de elefante (por uma boa causa)

Indlovu Gin - Reprodução/Instagram
Indlovu Gin Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL

30/01/2020 17h44

O casal de biólogos Les e Paula Paula Ansley trabalhava como professores no Reino Unido quando decidiu largar tudo para viver de sua própria marca de bebida, a Indlovu Gin, que produz a partir do esterco de elefantes da região.

A ideia surgiu depois que os dois passaram um feriado em uma reserva de caça na África do Sul há alguns anos. Na ocasião, o guia local contou a Paula que o organismo dos elefantes não retém parte dos nutrientes de sua dieta vegetariana e que, por isso, o esterco dos animais é cheio de propriedades importantes.

Paula, que é fã de gin, pensou: por que não deixar os elefantes com o trabalho duro de coletar os ingredientes naturais da bebida?

Segundo contaram à CNN, nem ela e nem Les tinham experiência na fabricação de destilados, mas em 2018, eles criaram o Indlovu Gin, tendo como matéria prima justamente o cocô dos elefantes.

"Entramos em contato com o a reserva de caça Botlierskop e perguntamos: 'Vocês podem nos mandar esterco de elefante?'", contou a bióloga. "Quando o material chegou, começamos a estudar como preparar a bebida".

A fórmula do Indlovu Gin é a seguinte: o esterco é desidratado e passa por um processo de higienização, antes de ser enxaguado e seco novamente, o que torna o material totalmente segura para consumo. O produto final é então misturado ao gin.

Cada frasco leva no rótulo as coordenadas de onde o esterco foi encontrado e a data em que foi coletado.

"Você pode ver que é inverno em Kruger ou verão em Botlierskop", disse ele. "É a história do que está bebendo".

O resultado final, segundo a produtora, é uma bebida com "sabor terroso e gramado". "Dependendo de onde coletamos os vegetais ou de quais elefantes produziram o esterco, o sabor do gin muda um pouco".

Por uma boa causa

Desde seu primeiro lote em novembro de 2019, a empresa sul-africana produziu 6 mil litros de gin e agora exporta para a Europa e outros países africanos.

O preço médio da garrafa é de cerca de US$ 34 (ou R$ 144) e 15% deste valor é doado à Africa Foundation para apoiar a preservação dos elefantes.