Topo

Esse conteúdo é antigo

China relata surto de gripe aviária H5N1 com alto poder em área rural

31.jan.2020 - Após alerta da OMS, medo diante do coronavírus faz com que a população da China procure proteção - Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo
31.jan.2020 - Após alerta da OMS, medo diante do coronavírus faz com que a população da China procure proteção Imagem: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo

Do UOL

01/02/2020 19h04

Resumo da notícia

  • O tipo da gripe foi considerado com alto poder para causar infecções
  • O caso ocorreu em uma fazenda onde havia 7.850 galinhas, sendo que 4.500 morreram
  • Assim como o coronavírus, o H5N1 também pode atingir humanos

A China registrou hoje (1º) um surto de um tipo altamente patogênico [com poder para causar muitas infecções] da gripe aviária H5N1 em uma fazenda na província de Hunan. As informações foram confirmadas pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais do país, segundo a agência de notícias Reuters.

Ainda de acordo com a reportagem, o caso ocorreu em um local onde havia 7.850 galinhas —4.500 delas morreram em decorrência da gripe.

Após o surto, as autoridades chinesas selecionaram cerca de 18 mil aves para análise.

O caso ocorre em meio ao surto de coronavírus no mundo, que atingiu cerca de 12 mil pessoas, segundo informação atualizada neste sábado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou a existência de 16 casos suspeitos.

Assim como o coronavírus, o H5N1 também pode atingir humanos. A gripe afeta a parte inferior do pulmão, causando uma infecção grave.