Topo

Esse conteúdo é antigo

Motorista bate em escultura na Ilha de Páscoa e regra de tráfego pode mudar

Carro colido com estátua na ilha de Páscoa - Reprodução/Facebook/Comunidade Ma´u Henua
Carro colido com estátua na ilha de Páscoa Imagem: Reprodução/Facebook/Comunidade Ma´u Henua

Do UOL, em São Paulo

06/03/2020 09h42

Um motorista jogou sua caminhonete contra uma escultura na Ilha de Páscoa e causou revolta nos moradores. Após o incidente, o prefeito da ilha, Pedro Edmunds Paoa, pediu restrições ao tráfego próximo a estruturas famosas da ilha.

O sítio arqueológico sofreu o que o prefeito considerou um "dano incalculável" no último domingo (1º), após um cidadão local colidir com uma escultura. A Ilha de Páscoa é famosa por suas estátuas chamadas moais. Cerca de 1.000 delas estão espalhadas pela ilha.

De acordo com o jornal chileno El Mercurio de Valparaíso, o homem foi acusado de danificar um monumento nacional e uma investigação de 90 dias foi aberta.

Paoa disse que a população aumentou de 8 mil para 12 mil desde 2012 e que os moradores e turistas somados resultam em 24 mil pessoas circulando pela região. Ele defende há algum tempo novas restrições no tráfego da região. "Eles não nos ouviram e esse é o resultado", reclamou.

O prefeito ainda teme algum tipo de "improvisação" para resolver o problema, pois, segundo ele, isso seria prejudicial para os habitantes da ilha.