Topo

Esse conteúdo é antigo

Governador de NY diz que não seguirá ordens de Trump e presidente responde

Governador de NY, Andrew Cuomo - MIKE SEGAR
Governador de NY, Andrew Cuomo Imagem: MIKE SEGAR

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 10h08

Depois de afirmar que Nova York deveria "começar a reabrir" após semanas de quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus, o governador do estado, Andrew Cuomo, disse que não seguiria uma possível ordem de Donald Trump para aliviar as medidas de bloqueio já aplicadas. Pouco depois, o presidente dos Estados Unidos respondeu a afirmação, dizendo que o governador não terá a "independência" do estado.

"Se ele ordenar que eu reabrisse de uma maneira que colocaria em risco a saúde pública das pessoas do meu estado, eu não faria isso", disse Cuomo em entrevista à Alisyn Camerota, da CNN. "Essa seria a pior coisa possível que ele poderia fazer neste momento, seria agir ditatorialmente e de maneira partidária e divisória", acrescentou.

"Não temos o rei Trump. Temos o presidente Trump", continuou o governador.

Logo após a entrevista, o presidente dos Estados Unidos respondeu o governador de Nova York com uma publicação no Twitter.

"Cuomo está ligando diariamente, a cada hora, implorando por tudo, a maioria dos quais deveria ser de responsabilidade do estado, como novos hospitais, camas, ventiladores, etc. Eu fiz tudo por ele e por todos os outros, e agora ele parece querer independência! Isso não vai acontecer", escreveu Trump.

Cuomo também aproveitou seu apelo na manhã de hoje para manter a política distante do assunto. "Eu sei que este é um ano político. Eu sei que é um ambiente hiper partidário. Eu sei que é vermelho versus azul. Não mais. Não quando se trata disso. Isso é vermelho, branco e azul. Tenho 10.000 mortes em meu estado", afirmou. "Esse vírus não matou democratas ou republicanos. Isso matou americanos", completou.

Ainda sobre o bloqueio no estado de Nova York, o governador disse que diminuir as restrições provavelmente ainda levará meses.

"Não estamos falando das próximas duas ou três semanas, estamos falando de meses, estamos falando de uma reabertura em fases", considerou.

De acordo com o último levantamento da Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos já contabilizam 547.627 casos de covid-19 e 21.662 mortes pelo vírus.