Topo

Esse conteúdo é antigo

NY cria testes próprios e 'não invasivos' de anticorpos para coronavírus

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, durante coletiva de imprensa diária - Getty Images
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, durante coletiva de imprensa diária Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/04/2020 14h52

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou hoje que o Departamento de Saúde do estado desenvolveu seu próprio teste de anticorpos para coronavírus.

"Estes testes serão muito importantes porque agora [a testagem] está sob nosso controle, não precisamos de um laboratório particular", explicou Cuomo, segundo a CNN.

Ele disse que, com o novo dispositivo, será possível testar cerca de 2 mil pessoas todos os dias, por uma picada no dedo, método similar a um exame caseiro de diabetes, por exemplo. "Não é muito invasivo", garantiu o governador.

Cuomo acrescentou que o estado está aguardando a aprovação da Food and Drug Administration e que, no futuro, pode ter capacidade para fazer até 10 mil testes por dia.

Os testes de anticorpos — também conhecidos como testes sorológicos — não foram criados necessariamente para diagnosticar se o paciente está ou não infectado por coronavírus, mas para verificar se há anticorpos suficientes pelo corpo para imunizar a pessoa a uma nova infecção.

O governador nova-iorquino afirmou, ainda, que quanto mais o estado puder testar cidadãos, mais rápido poderá reabrir estabelecimentos e retomar a economia.

"Todo governador agora está na mesma situação", disse ele, citando conversas com colegas pelo país. "Quanto mais testes, mais abertura da economia".

O estado de Nova York tem hoje 195.081 pacientes infectados por coronavírus e já registrou mais de 10 mil óbitos em decorrência da covid-19.