Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump critica forma com que China lidou com coronavírus: 'Não estou feliz'

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 22h08Atualizada em 28/07/2020 16h18

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que não está "feliz" com a China, sugerindo que o país asiático falhou em alertar corretamente o resto do mundo sobre o novo coronavírus. A declaração, segundo a emissora CNN, foi feita durante uma coletiva do governo.

Questionado se a China deveria perder o privilégio de sediar os Jogos Olímpicos de 2022, o republicano desconversou, e mencionou o acordo comercial firmado entre americanos e chineses. "Quero ver o que está acontecendo com a China. Eles estão cumprindo o acordo?", duvidou. "Deixe-me colocar desta forma: não estou feliz, ok? Não estou feliz."

Ainda de acordo com a CNN, Trump disse que conversou com a China e que a epidemia poderia ter sido contornada há muito tempo. "Eles sabiam disso. E nós não entendíamos. Para ser justo, nem a OMS [Organização Mundial da Saúde] entendia", acrescentou.

O presidente dos EUA também voltou a criticar a OMS, acusando a entidade de não reportar de maneira adequada o que estava acontecendo. Vale lembrar que nesta semana Trump anunciou a suspensão do financiamento do país à organização para "revisar" a maneira com que ela lidou com a pandemia.

Os Estados Unidos somam 700.282 casos confirmados de covid-19, segundo balanço da Universidade Johns Hopkins. Mais de 36 mil pessoas morreram. Nova York é o estado mais atingido, com 222 mil casos e 12 mil mortes, de acordo com o jornal The New York Times.