Trudeau diz que ele e Trump 'não sentem possibilidade de reabrir fronteira'
O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse que seu governo e o governo Trump, nos Estados Unidos, estão "alinhados" e que a fronteira entre os dois países permanecerá fechada para todas as viagens não essenciais nas próximas semanas.
"Como eu disse, não sentimos a possibilidade de abrir a fronteira tão cedo. Minha responsabilidade é garantir a proteção e a segurança dos canadenses, é isso que continuaremos a fazer", afirmou hoje, em coletiva de imprensa. "As conversas com os norte-americanos têm sido extremamente produtivas".
No início da semana, o presidente Trump indicou que a fronteira poderia reabrir em breve, assim como outros pilares da economia norte-americana.
Os Estados Unidos ultrapassaram hoje a marca de 34 mil mortes por covid-19. O país, que é o mais afetado no mundo todo pelo coronavírus, soma 679.374 infectados, com 34.180 mortos.
O Canadá, em contrapartida, tem números menos alarmantes: 31.642 casos oficiais e 1.310 mortos — menos que o Brasil.
Apesar de ter um quadro menos severo que outros países do continente, Trudeau disse ontem que o lockdown continuará por 'semanas. "Se reabrirmos muito cedo, tudo o que estamos fazendo agora pode ser por nada", afirmou à imprensa, em Ottawa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.