Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido: Johnson anuncia relaxamento de restrições, mas mantém lockdown

10.mai.20120 - Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, em pronunciamento na TV - Kirsty O"Connor/PA Images via Getty Images
10.mai.20120 - Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, em pronunciamento na TV Imagem: Kirsty O'Connor/PA Images via Getty Images

Do UOL, em Sâo Paulo

10/05/2020 15h51

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou hoje o relaxamento das restrições do lockdown implementado para conter o novo coronavírus.

"A partir desta quarta-feira, queremos incentivar as pessoas a praticar uma quantidade ilimitada de exercícios ao ar livre", disse Johnson durante seu pronunciamento à nação, hoje.

"Você pode se sentar no parque para tomar sol, pode dirigir para outros lugares, pode até praticar esportes, mas apenas com membros de sua própria casa", acrescentou o primeiro-ministro, alertando que quem infringir as regras de distanciamento social será multado.

Johnson também declarou que todas as pessoas que não podem trabalhar de casa serão incentivadas a retornar ao trabalho a partir de amanhã. "Trabalhe de casa se você puder, mas, se você tiver que ir para o trabalho, se possível, vá de carro ou, melhor ainda, andando ou de bicicleta", afirmou.

Apesar do relaxamento das restrições, o britânico disse que o lockdown ainda não terminou. "Ainda não é hora de terminar o lockdown nesta semana. Nós estamos tomando os primeiros passos bem cuidadosos para mudar nossas medidas", explicou.

"Seria loucura agora jogar fora tudo que conquistamos com uma nova onda de casos. Precisamos ficar alertas. Temos que continuar controlando o vírus e salvando vidas", acrescentou.

Reino Unido obrigará quarentena para quem chegar de avião a seu território

Boris Johnson também anunciou que o Reino Unido obrigará quarentena a quem chegar de avião ao território. "Para impedir nova infecção vinda de fora, em breve vamos impor quarentena às pessoas que chegam a este país por via aérea", disse o primeiro-ministro.