Topo

Esse conteúdo é antigo

Líder de gangue mexicana morre na prisão após contrair a covid-19

Faixa de proibida a entrada da polícia mexicana - Getty Images
Faixa de proibida a entrada da polícia mexicana Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/05/2020 08h28Atualizada em 11/05/2020 09h48

Moisés Escamilla May, um notório líder de gangue do México, morreu na prisão depois de ter contraído a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A morte aconteceu na sexta, mas só foi comunicada hoje pelas autoridades mexicanas.

De acordo com a BBC, Escamilla estava com 45 anos e era líder do grupo Los Zetas, um cartel criminoso temido no país especializado no tráfico de drogas.

O mexicano cumpria 37 anos de prisão por participação no crime organizado, o que incluía envolvimento na decapitação de 12 pessoas em Yucatán.

Escamilla também era chamado de Gordo May e liderava o Old School Zetas, uma divisão do Los Zetas. Segundo as autoridades, ele liderava o tráfico de cocaína na região de Cancún, fazendo a droga chegar por rotas marítimas aos resorts praianos.

O traficante estava em uma prisão de segurança máxima em Puente Grande, no estado de Jalisco, e sentiu problemas respiratórios desde quarta-feira (6), morrendo dois dias depois.

De acordo com a universidade Johns Hopkins, o México tem mais de 35 mil casos confirmados de covid-19, com 3.465 mortes - mas o país, como o Brasil, sofre com subnotificação e testes sendo feitos aquém do desejável. Só na prisão de Puente Grande, foram registrados 74 casos de coronavírus.