Topo

Esse conteúdo é antigo

Cientistas argentinos anunciam teste rápido para diagnóstico do coronavírus

Meta do país é realizar 200 mil testes por mês - Casa Rosada/Divulgação
Meta do país é realizar 200 mil testes por mês Imagem: Casa Rosada/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 20h56

A Argentina anunciou hoje a criação de um kit de teste rápido para diagnosticar o novo coronavírus. Desenvolvido por cientistas do país, o exame promete resultados em até duas horas e será fabricado por um laboratório local.

Segundo comunicado da Casa Rosada, sede da Presidência argentina, o chamado Neo Kit Covid-19 é "um teste de base molecular rápido, simples, de baixo custo e simples de operar". A meta é produzir 500 kits por semana, de maneira que 200 mil cidadãos sejam testados por mês.

"Isto nos permite enfrentar o controle da pandemia de outro modo", afirmou o presidente Alberto Fernández durante a apresentação, na qual esteve acompanhado dos ministros da Saúde, Ginés González García, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Roberto Salvarezza.

"Pesquisadores argentinos fizeram isso, e vamos produzí-lo em um laboratório argentino. Isto é tão importante para o desenvolvimento de um país, porque demonstra que não dependemos de outros, que podemos fazê-lo. Isto é soberania, e é isto que todos devem entender", acrescentou.

De acordo com a Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a Argentina já contabilizou 7.134 casos do novo coronavírus até aqui, com 2.497 pacientes recuperados e 353 óbitos causados pela covid-19.