Topo

Esse conteúdo é antigo

Pessoas que moram sozinhas poderão se reunir com familiares na Inglaterra

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou hoje em coletiva de imprensa as chamadas "bolhas de apoio" - Divulgação/10 Downing Street via Getty Images
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou hoje em coletiva de imprensa as chamadas "bolhas de apoio" Imagem: Divulgação/10 Downing Street via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/06/2020 16h52

Algumas famílias finalmente poderão voltar a se abraçar depois de meses de isolamento social no Reino Unido.

O primeiro-ministro do país, Boris Johnson, anunciou hoje novas regras que permitem que pessoas que adultos que vivem sozinhos ou com filhos menores de 18 anos criem "bolhas de apoio" com familiares que vivem em outra casa. Segundo Johnson, a novidade foi pensada para aliviar a solidão de adultos solteiros, que caminham para a 12ª semana da quarentena.

A partir de sábado, qualquer pessoa classificada nesta categoria poderá "agir como se morasse na mesma casa" da família.

Isso significa que uma avó viúva ou divorciada poderá visitar os filhos e netos, passar a noite na casa deles, abraçá-los e beijá-los pela primeira vez desde março. Filhos solteiros poderão voltar a ver os pais, casais que moram em casas separadas poderão voltar a se relacionar e assim por diante.

"Eu sei o quão difícil foram os últimos meses para as pessoas afastadas de seus amigos e familiares", disse Johnson, hoje, em coletiva de imprensa. "Há muitas pessoas, principalmente aquelas que vivem sozinhas, lutando por não poder ver amigos e familiares".

O primeiro-ministro, no entanto, alertou que essa "é uma intervenção direcionada para limitar os efeitos mais prejudiciais das restrições sociais" e que furar a quarentena permanece contra a lei para pessoas que não vivem sozinhas.

Não haverá restrições sobre a distância entre as casas, desde que ambas estejam na Inglaterra.

Além disso, essas bolhas terão que ser exclusivas, isto é, uma vez formadas, as pessoas não podem formar novas bolhas com outras famílias.