Topo

Esse conteúdo é antigo

Livro de memórias que Trump tenta barrar foi pirateado e distribuído online

"The Room Where It Happened", livro de memórias de John Bolton, ex-conselheiro nacional de segurança dos Estados Unidos - Alex Brandon/AP
"The Room Where It Happened", livro de memórias de John Bolton, ex-conselheiro nacional de segurança dos Estados Unidos Imagem: Alex Brandon/AP

Do UOL, em São Paulo

22/06/2020 10h30

O livro de memórias "The Room Where It Happened" (sem tradução para o português), escrito por John Bolton, ex-conselheiro nacional de segurança dos Estados Unidos, foi pirateado e compartilhado online, diz o site da Associated Press.

Com lançamento previsto para amanhã, uma cópia gratuita do livro em PDF estava disponível na internet, sem autorização da editora, no fim de semana.

"Estamos trabalhando assiduamente para derrubar esses casos claramente ilegais de violação de direitos autorais", afirmou o porta-voz da editora Simon & Schuster, Adam Rothberg.

Alvo de tentativas do presidente Donald Trump de barrar sua publicação, a obra já foi contestada oficialmente pelo Departamento de Justiça dos EUA e passou por uma revisão de "segurança".

De acordo com Trump, o livro apresenta informações confidenciais que não poderiam ser divulgadas.

Previsto para chegar ao público em março, o lançamento do livro foi adiado duas vezes enquanto a Casa Branca revisava os manuscritos.

No sábado, um juiz federal decidiu que a editora poderia publicar o livro, apesar da alegação do governo Trump de que comprometia a segurança nacional.

A equipe jurídica de Bolton afirmou que passou meses abordando preocupações da Casa Branca sobre informações classificadas e que o funcionário do governo com quem o ex-conselheiro trabalhava nisso o assegurou, no final de abril, que o manuscrito não continha mais esse tipo de material.

"The Room Where It Happened" tem ficado por dias na primeira posição na lista de mais vendidos da Amazon.com. A Associated Press estava entre os vários meios de comunicação que obtiveram cópias iniciais do livro e publicaram seu conteúdo.