Joe Biden diz que Trump é o primeiro presidente racista dos Estados Unidos
O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou hoje que Donald Trump é o primeiro presidente racista da história do país.
O comentário foi feito durante uma reunião virtual em que uma imigrante sul-coreana expressou preocupação em relação à forma como o presidente dos Estados Unidos tenta associar o novo coronavírus à China, e relatou ter sofrido uma agressão racista em um supermercado.
Em resposta, Biden se disse "muito bravo" ao saber da agressão, e comentou: "A forma como ele lida com as pessoas com base na cor da pele, nacionalidade, origem, é absolutamente doentia. Nenhum presidente fez isso, nunca, nunca, nunca."
"Nenhum presidente republicano fez isso, nenhum presidente democrata. Temos racistas e eles existem, eles tentaram ser eleitos presidentes, mas ele é o primeiro que conseguiu. E a forma como ele joga as pessoas umas contra as outras, é tudo planejado para dividir o país, dividir pessoas, não uni-las."
Pelo menos doze presidentes dos Estados Unidos tiveram pessoas escravizadas em suas propriedades em algum ponto de suas vidas, e a própria Casa Branca foi construída com trabalho escravizado.
Donald Trump respondeu o comentário durante uma coletiva de imprensa: "Eu fiz mais por estadunidenses negros do que qualquer outro presidente, talvez com a exceção de Abraham Lincoln", afirmou, referindo-se ao presidente que aboliu a escravidão no país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.