Topo

Esse conteúdo é antigo

Pai diz que Jacob Blake está algemado apesar de ameaça de estar paraplégico

25.ago.2020 - Familiares de Jacob Blake, que foi baleado por policiais diante dos filhos, caminham de mãos dadas em protesto contra a ação policial - Kamil Krzaczynski/AFP
25.ago.2020 - Familiares de Jacob Blake, que foi baleado por policiais diante dos filhos, caminham de mãos dadas em protesto contra a ação policial Imagem: Kamil Krzaczynski/AFP

Do UOL, em São Paulo

27/08/2020 20h51

O pai de Jacob Blake afirmou hoje que seu filho está algemado em sua cama de hospital, apesar de estar sem movimentos da cintura para baixo após levar sete tiros de um policial.

Ele também disse que, ao visitar o filho no hospital hoje, imediatamente questionou por que as algemas eram necessárias."Ele não pode ir a lugar nenhum. Por que você o algema na cama?", perguntou.

Ele ainda não obteve uma resposta sobre o motivo pelo qual Blake foi preso, para justificar que fosse algemado.

Imagens divulgadas no final de semana mostram que os policiais atiraram pelo menos sete vezes em Blake quando ele caminhava em direção ao seu carro. O caso gerou novos protestos antirracistas na cidade.

Em entrevista ao jornal "Chicago Sun-Times", o pai da vítima contou na terça-feira (25) que os médicos ainda não sabem se a lesão será permanente.

"O que justificou todos aqueles tiros?", questionou. "O que justificava fazer isso na frente dos meus netos? O que estamos fazendo?"

Segundo testemunhas, Blake parou o carro para tentar apartar uma briga entre duas mulheres. Os policiais relataram que Blake portava uma faca, o que não foi confirmado pelas testemunhas. Quando retornava para o seu carro, foi atingido pelos disparos. Seus três filhos assistiram a toda a cena.

Blake vive em Kenosha há três anos, segundo contou o pai. Ele tem seis filhos, com idades entre 3 e 13 anos.