Topo

Esse conteúdo é antigo

"India horrible": argentina é proibida de voltar ao México após racismo

"India horrible": argentina deixa México após insultos racistas - Reprodução/Twitter
"India horrible": argentina deixa México após insultos racistas Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

12/09/2020 17h54

O Instituto Nacional de Migração, do México, anunciou hoje que proibiu o retorno ao país de uma mulher argentina que atacou com insultos racistas a uma mexicana, em discussão que se iniciou devido a poda de árvores, na Cidade do México. A decisão ocorreu com base na Lei de Migração, segundo informações do El Universal.

Nos vídeos, que circulam pelas redes sociais, uma moradora estava na rua enquanto acompanhava o trabalho de poda feito pela prefeitura, quando uma mulher e um homem se aproximaram e começaram a insultá-la com termos discriminatórios, como "ignorantes" e "índia feia".

A poda estava sendo realizada depois que fortes chuvas derrubaram uma árvore sobre carros na região. O casal não queria que fosse realizado o corte.

Na discussão acalorada, o homem ainda acertou a mão no celular da denunciante. O aparelho caiu no chão e ficou danificado. Nenhum dos envolvidos teve a identidade revelada pelas autoridades locais. Os dois argentinos seriam professores de tango, de acordo com a imprensa local.

Após repercussão, promotores públicos solicitaram apoio da Polícia de Investigação (PDI) para a coleta de provas e obtenção de imagens de câmeras de segurança, instaladas nas proximidades.

O casal é investigado por três crimes: discriminação, ameaça e danos dolosos à propriedade.

O Instituto Nacional de Migração chegou a visitar o endereço da mulher para "revisar" a sua situação no país, mas constatou-se que ela já havia saído "do território nacional, por vontade própria", através de um voo internacional. Não se sabe o paradeiro do homem que a acompanhava no momento da discussão.