Topo

Esse conteúdo é antigo

Múmia de gato descoberta em cidade do romance 'Drácula' vai a leilão

Homem segura múmia de gato, que será leiloada na Inglaterra - Divulgação/Hansons Auctioneers "Library Auction
Homem segura múmia de gato, que será leiloada na Inglaterra Imagem: Divulgação/Hansons Auctioneers 'Library Auction

Colaboração para UOL, em São Paulo

09/10/2020 12h50

Faltando pouco para o Halloween, irá a leilão na próxima terça-feira (13), na Inglaterra, um gato mumificado, descoberto em Bistrita — cidade romena citada em "Drácula", obra de terror escrita em 1897, por Bram Stoker.

No romance gótico, Bristita é, curiosamente, a primeira parada do protagonista Jonathan Harker antes dele ir ao castelo do Conde Drácula.

Agora, o local rendeu um achado macabro e valioso. O gato deve ser negociado por valores entre £800 (R$ 5.738,27) e £1,2 mil (R$ 8.624,62).

O leilão será realizado pela Hansons Auctioneers 'Library Auction, em Staffordshire. De acordo com Jim Spencer, chefe da casa de leilões, "era costume [antigamente] colocar o corpo seco de um gato dentro das paredes de uma casa recém-construída para afastar os maus espíritos ou [tê-lo] como um amuleto de boa sorte", disse, em comunicado.

No caso desse felino fossilizado, ele estava dentro de um portão de uma antiga casa na Romênia. O local, que data de 1921, pertencia à avó de um artista de 40 anos, chamado Valentin. Foi ele quem fez a descoberta da múmia de gato.

"Estávamos limpando o porão quando percebemos uma rachadura na parede e resolvemos afrouxar os tijolos para ver o que havia por trás", relatou Valentin, no comunicado. "Achamos que poderíamos encontrar uma sala ou compartimento escondido".

Após remover alguns tijolos, o artista afirma que encontrou o que ele pensava que era a cabeça de um animal em miniatura. Ficou paralizado e surpreso ao se deparar com a múmia de gato.

Mais tarde, Valentin levou o animal conservado até um escritório cadastral em Bistrita e pediu registros históricos para rastrear os antigos donos do imóvel. Não conseguiu nenhuma informação. "[O local] permanece muito misterioso. Estamos planejando dar uma olhada em todos os quartos, a adega e o sótão na próxima vez que formos para a casa", contou.

Não é raro achar múmias de felinos em residências no norte da Europa. Corpos secos ou mumificados de gatos são frequentemente encontrados escondidos dentro de estruturas nas Ilhas Britânicas e também na América do Norte, de acordo com o porta-voz da Hansons Auctioneers 'Library Auction. A instituição espera que o Halloween faça da descoberta na Romênia algo mais peculiar e assustador.