Eleição nos EUA: partido de Trump coloca urnas falsas na Califórnia
A pouco menos de um mês das eleições, marcadas para o dia 3 de novembro, o partido Republicano da Califórnia (EUA) admitiu ter instalado mais de 50 urnas falsas de votação em cidades do estado, uma iniciativa que as autoridades locais classificaram como ilegal e uma fraude eleitoral.
"Seja tecnicamente legal ou não, é extremamente problemático para os eleitores", disse à CNN Rick Hasen, professor de direito na Universidade da Califórnia.
Ele acrescentou que as urnas não autorizadas "não eram seguras" e que o partido republicano estava "pedindo por problemas".
O Partido Republicano da Califórnia, segundo a emissora, diz ter feito isso como parte de um esforço honesto para coletar as células e entregar às autoridades.
Democratas criticação ação
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, o procurador-geral e o secretário de estado — todos democratas — condenaram a prática e enviaram cartas para que o partido remova as caixas até amanhã.
Newsom disse que o incidente provou que os republicanos "mentiriam, trapaceariam e ameaçariam nossa democracia para ganhar o poder", sem fornecer evidências de que o Partido Republicano planejava adulterar as cédulas. Os republicanos, por sua vez, negam qualquer irregularidade e acusam os democratas de hipocrisia.
Segundo a CNN, o escritório do procurador-geral, Xavier Becerra, informou estar "preparado para agir para fazer cumprir a lei estadual, caso seja necessário".
Votação por correio
A pandemia do coronavírus fez com que a votação pelo correio despertasse grande atenção dos americanos, mas o presidente Donald Trump, candidato à reeleição, e seu partido passaram meses colocando em xeque a integridade das cédulas por correio.
A Califórnia está enviando cédulas a todos os eleitores registrados este ano. Os eleitores podem devolver suas cédulas pelo correio ou depositá-las nas urnas oficiais.Segundo a CNN, existem dispositivos contra fraudes no processo para garantir que as cédulas sejam preenchidas pelo eleitor certo e que as urnas sejam protegidas contra adulteração.
* Com Ansa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.