Topo

Esse conteúdo é antigo

Às vésperas das eleições, manifestantes brigam em protestos nos EUA

25.out.20 - Manifestantes contra e a favor do governo Trump entram em confronto nos EUA - David Dee Delgado/AFP
25.out.20 - Manifestantes contra e a favor do governo Trump entram em confronto nos EUA Imagem: David Dee Delgado/AFP

Do UOL, em São Paulo

27/10/2020 18h16

Às vésperas das eleições americanas, manifestantes a favor e contra o presidente Donald Trump entraram em confronto no domingo. De acordo com informações da Fox News, 11 pessoas foram presas só em Nova York.

As brigas e xingamentos começaram quando protestantes se encontraram na Times Square. Os apoiadores de Trump seguiam numa caravana de carros enquanto manifestantes contra o atual governo caminhavam pela avenida.

Na semana passada, Massachusetts registrou um ataque contra apoiadores de Trump. Segundo a Fox News, uma mulher chamada Kiara Dudley, 34, foi presa por agredir um veterano do Vietnã de 73 anos enquanto ele e sua esposa seguravam uma placa que dizia "Veteranos por Trump".

Os ataques, entretanto, acontecem dos dois lados. Em setembro, apoiadores de Trump em Minnesota atacaram um fotojornalista e arrancaram a câmera de suas mãos.

25.out.20 - Manifestantes brigam durante protesto político nos EUA - DAVID DEE DELGADO/AFP - DAVID DEE DELGADO/AFP
25.out.20 - Onze pessoas foram presas em Nova York durante manifestações violentas
Imagem: DAVID DEE DELGADO/AFP

Há pouco mais de uma semana, a polícia de São Francisco havia divulgado comunicado falando sobre a violência nas eleições. "O comício [no parque United Nations Plaza] se tornou tão violento que foi declarado um risco à segurança pública e foi encerrado", afirmou. "Vários participantes e três policiais sofreram ferimentos sem risco de vida".

Depois da violência do fim de semana, a campanha de Trump classificou os atos como "violência não provocada" contra os partidários do presidente.

"Ninguém deve ser atacado por mostrar pacificamente seu apoio ao presidente, e todos os americanos, independentemente de sua filiação política, deveriam estar enojados com esse tipo de violência não provocada", disse hoje um porta-voz da campanha de Trump à Fox News.

25.out.20 - Manifestantes brigam durante protesto político nos EUA - David Dee Delgado/AFP - David Dee Delgado/AFP
25.out.20 - Manifestantes brigam durante protesto político nos EUA
Imagem: David Dee Delgado/AFP