EUA: Buldogue francês sucede pitbull como prefeito após eleição em vilarejo
A pequena Rabbit Hash, localidade no estado norte-americano do Kentucky, elegeu ontem seu novo prefeito: um buldogue francês batizado de Wilbur. Ele sucede Brynneth Pawltro, uma pitbull que ocupou o cargo entre 2016 e 2020.
Parece estranho? E é, mas Rabbit Hash elege cães desde 1998 para a "comandar" a prefeitura local.
Com pouco mais de 300 habitantes, Rabbit Hash é um vilarejo, desvinculado de outros municípios, localizado no condado de Boone. Nos EUA, localidades em situação semelhante são geralmente administradas pelos condados, e não por prefeitos.
Em Rabbit Hash, no entanto, a administração é um diferente. Ao longo de sucessivas crises econômicas nas décadas de 1960 e 1970, um empresário local chamado Louie Scott passou a comprar diversos estabelecimentos para evitar falências. No fim deste processo, passou a ser dono de todo o vilarejo.
Mas a situação financeira não se sustentou para sempre. Em 2002, Louie Scott vendeu o vilarejo para a Sociedade Histórica de Rabbit Hash, que desde então é responsável legal pela administração local.
Desde o fim da gestão de Scott, como uma brincadeira, cães já vinham sendo eleitos para ocupar o cargo de prefeito de Rabbit Hash. Wilbur, eleito ontem, é o quinto e ficará na função inicialmente por quatro anos.
Antes dele, a localidade teve Goofy Borneman (1998 a 2001), Junior Cochran (2004 a 2008), Lucy Lou (2008 a 2012, e reeleita até 2016) e Brynneth Pawltro (2016 a 2020). A posição ficou vaga entre 2001 e 2004, após a morte de Goofy Borneman em 2001.
Segundo a Sociedade Histórica local, a eleição atraiu 22.985 votos, e Wilbur foi o escolhido de 13.143 eleitores. A disputa se tornou conhecida nos EUA — por isso, atrai votos de pessoas de outras localidades. Transformada em evento beneficente, a eleição canina de Rabbit Hash arrecadou US$ 13.156 (mais de R$ 74,5 mil) em 2020, valor que será destinado à manutenção de edifícios históricos locais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.