Topo

Entenda a regra de Wisconsin que pode determinar recontagem de votos

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

04/11/2020 15h56Atualizada em 05/11/2020 13h18

O estado do Wisconsin poderá ter recontagem dos votos e atrasar ainda mais o resultado da disputa presidencial nos Estados Unidos. Com resultado crucial para possível vitória do democrata Joe Biden, que está à frente, a campanha do presidente Donald Trump já anunciou que fará o pedido de revisão.

Segundo a legislação estadual, se a diferença entre os candidatos for inferior a 1%, é possível pedir a recontagem. Caso ocorra, será a segunda eleição seguida que o estado passa pelo procedimento.

Com mais de 98% das urnas apuradas, Biden lidera com 49,4% contra 48,8% Trump, o que dá uma diferença de pouco mais de 20 mil votos. Esta foi praticamente a diferença pela qual Trump venceu a então candidata Hillary Clinton em 2016.

Como o estado é tradicionalmente democrata (um republicano não vencia desde Ronald Reagan, em 1984), a então candidata verde Jill Stein pediu recontagem em 2016. Trump seguiu vencedor com 47,22% dos votos contra 46,45% de Hillary.

Agora, de acordo com a CNN, Trump já anunciou que deve fazer o mesmo. Com dez delegados, o estado é um dos pontos cruciais para o resultado deste ano. Ele estava na dianteira ali até a manhã desta quarta, quanto foi ultrapassado por Biden graças aos votos pelo correio e apuração nas grandes cidades.

De acordo com a contagem do jornal The New York Times, por volta das 15h30 desta quarta (horário de Brasília), Biden vencia a eleição com 227 delegados de 19 estados contra 213 delegados de Trump em 22 estados. Para vencer, é necessário alcançar 270 delegados.

Ainda faltam oito estados com 98 delegados —cada um está à frente em quatro. Virar no Wisconsin pode decidir a eleição.

Os Estados Unidos não têm um órgão oficial que divulga, em tempo real, os resultados das urnas, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Brasil. Por isso, as agências de notícias e veículos de comunicação como AFP, AP e Fox fazem extrapolações estatísticas e apontam os vencedores por estado. A AFP chegou a considerar definida a apuração do Arizona — e Joe Biden somava mais 11 votos até a manhã desta quinta-feira (5). A contagem de votos continua no estado.