Fox News corta porta-voz da Casa Branca após acusação infundada de fraude
Um dos veículos mais conservadores dos Estados Unidos, a Fox News interrompeu a transmissão de um discurso da porta-voz da Casa Branca, Kaleigh McEnany, sobre supostas fraudes nas eleições presidenciais, que terminaram com a vitória do democrata Joe Biden. Assim como Donald Trump, que vem insistentemente questionando o resultado do pleito, McEnany não apresentou nenhuma prova de suas acusações.
Pouco antes da interrupção, a porta-voz exigia que todos os "votos legais" fossem contabilizados e todos os "votos ilegais", descartados. Neste momento, o âncora da Fox News, Neal Cavuto, aparece na tela e diz não poder, "em sã consciência", permitir que McEnany continuasse a questionar a lisura do processo eleitoral sem mostrar evidências.
"Opa, opa, opa... Acho que temos que ser claros. Ela está falando em fraude e 'votos ilegais'. A menos que ela tenha como comprovar, não posso, em sã consciência, continuar mostrando isso a vocês. Quero ter certeza. Talvez eles [republicanos] tenham alguma prova, mas é uma acusação perigosa a se fazer", pondera Cayuto.
Até a publicação do vídeo nas redes sociais recebeu um alerta. Abaixo do tuíte, aparece um selo com os dizeres "this claim about election fraud is disputed", ou "esta alegação sobre fraude eleitoral é contestada", em tradução livre.
Na semana passada, antes mesmo de a vitória de Biden ser conhecida, três emissoras norte-americanas — ABC, NBC e MSNBC — também interromperam um pronunciamento de Trump para pontuar que suas acusações eram infundadas. Na NBC, por exemplo, o âncora Lester Holt fez a checagem de fatos ao vivo, enquanto o presidente falava.
Precisamos interromper [a transmissão] aqui porque o presidente Trump fez uma série de acusações falsas sobre fraude nas eleições. Não há evidência de qualquer indício de fraude, e nem mesmo sua campanha conseguiu provar isso.
Lester Holt, âncora da NBC
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.