Trump vai retirar tropas americanas do Afeganistão e do Iraque, diz TV
Algumas tropas americanas devem sair do Afeganistão e do Iraque em breve, de acordo com a televisão americana CNN. A informação é que comandantes militares já receberam uma "ordem de alerta" do presidente Donald Trump, para que preparem essa retirada. O objetivo é concluir a mudança até o fim do mandato de Trump, em 20 de janeiro de 2021, quando Joe Biden deve assumir o cargo de presidente.
Atualmente existem cerca de 4,5 mil soldados americanos no Afeganistão e 3 mil soldados no Iraque. Ambos países devem ficar com 2,5 mil soldados apenas, ainda de acordo com a TV.
O Secretário de Defesa em exercício, Christopher Miller, enviou uma mensagem aparentemente contraditória na semana passada. Ele teria dito que é preciso continuar na batalha contra a Al Qaeda, ao mesmo tempo que disse que era hora de trazer as tropas para casa.
"Esta guerra não acabou. Estamos prestes a derrotar a Al Qaeda e seus associados, mas devemos evitar nosso erro estratégico de não ver a luta até o fim. Na verdade, essa luta foi longa, nossos sacrifícios foram enormes, e muitos são cansado da guerra - sou um deles - mas esta é a fase crítica em que fazemos a transição de nossos esforços de um papel de liderança para um papel de apoio. Todas as guerras devem terminar. Terminar guerras requer compromisso e parceria. Nós vencemos o desafio; demos tudo de nós. Agora, é hora de voltar para casa", escreveu Miller.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.