Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump volta a escrever que ganhou eleições, e Twitter faz advertência

Donald Trump voltou a usar Twitter para dizer que ganhou, embora todas as projeções tenham indicado vitória de Joe Biden - Eduardo Munoz Alvarez/Getty Images
Donald Trump voltou a usar Twitter para dizer que ganhou, embora todas as projeções tenham indicado vitória de Joe Biden Imagem: Eduardo Munoz Alvarez/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/11/2020 08h27

O presidente Donald Trump voltou a usar palavras em caixa alta para escrever, durante a madrugada, que ganhou as eleições americanas, embora todas as projeções de resultados mostrem que Joe Biden foi eleito para ser seu sucessor na presidência dos Estados Unidos.,

Diante da falsa alegação, o Twitter fez uma advertência para quem ler a mensagem "Eu ganhei as eleições" de Trump. "Fontes oficiais chamaram essas eleições de forma diferente", diz a rede social, logo abaixo o post do presidente americano.

A manifestação ocorre depois da repercussão de um outro tuíte. Ontem, sem usar o nome de Biden, Trump disse "ele ganhou" como parte de um tuíte que fazia afirmações infundadas sobre fraudes. Mas quando o presidente republicano viu como seus comentários estavam sendo interpretados como seu primeiro reconhecimento público de uma vitória de Biden, ele rapidamente mudou de curso.

"Ele venceu porque a eleição foi manipulada", escreveu Trump em publicação feita no Twitter. "Ninguém podia observar as votações, os votos foram tabulados por uma empresa privada da esquerda radical, Dominion, com uma má reputação e equipamento ruim, que nem poderia se qualificar para as eleições no Texas (onde eu ganhei por muitos votos)", escreveu, sem qualquer evidência que possa amparar as denúncias.

Mais tarde, o republicano emendou sua declaração dizendo que Biden só foi declarado vencedor pela imprensa —que foi acusada por ele de produzir fake news. "Ele só ganhou aos olhos da imprensa de fake news. Eu não admito nada! Nós temos um longo caminho pela frente. Essa foi uma eleição manipulada", voltou a acusar Trump.

Caixa alta

Na nova mensagem, Trump voltou a fazer uso da caixa alta em uma mensagem curta, a exemplo de uma manifestação durante a apuração que viralizou nas redes sociais. "Pare a contagem", escreveu o presidente na ocasião, em frase que virou meme diante da falta de indícios de fraude e da tentativa de lançar dúvidas sobre o sistema eleitoral diante de um cenário que indicava a sua derrota.

A vitória de Biden foi declarada no último dia 7 pelas redes CNN e Fox News, pelos jornais "The New York Times" e "The Washington Post", entre outros veículos, após dias de indefinição dos resultados. O resultado oficial pode demorar para ser conhecido, e a expectativa é de que haja uma batalha judicial no país. Até o momento Trump não apresentou nenhum indício ou prova de fraude.

Projeções indicam que o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a 306 votos no Colégio Eleitoral, 74 a mais que Trump (232).