Apenas 1 de cada 10 congressistas republicanos reconhece vitória de Biden
Mais de um mês depois das eleições presidenciais americanas, apenas 26 de 249 congressistas do Partido Republicano reconhecem publicamente a vitória do democrata Joe Biden, de acordo com levantamento do jornal Washington Post, publicado neste sábado (05). O número representa apenas um de cada dez congressistas republicanos. Outros dois membros da Câmara dizem que Trump venceu, negando os fatos. A ampla maioria ainda não se manifestou.
O próprio derrotado, o atual presidente Donald Trump se recusa a reconhecer a vitória de Biden e insiste em levantar suspeitas infundadas de fraude eleitoral. O presidente brasileiro Jair Bolsonaro, aliado de Trump, também não admitiu a vitória de Biden.
Depois de votar no segundo turno das eleições municipais, no último domingo (29), Bolsonaro fez coro ao discurso de Trump. "Eu tenho minhas fontes e elas dizem que teve muita fraude lá, e se se foi suficiente para mudar o resultado eu não sei", disse, sem apresentar qualquer prova.
Segundo a Reuters, a campanha de Trump já pagou quase US$ 9 milhões (R$ 46 milhões) na tentativa de reverter os resultados da eleição presidencial. Porém, na última terça-feira, o procurador-geral dos Estados Unidos, William P. Barr declarou que o Departamento de Justiça não achou irregularidades em quantidade suficiente para alterar o resultado eleitoral..
Neste sábado, Trump publicou um post no Twitter a respeito do levantamento do Washington Post. "25, ual! Estou surpreso que sejam tantos", disse, em referência aos congressistas republicanos que admitem que Biden venceu as eleições -- em uma primeira versão do levantamento publicada pelo Washington Post, eram 25, número depois atualizado para 26.
"Nós apenas iniciamos a batalha. Por favor me mandem a lista dos 25 RINOS", concluiu Trump. "RINO" é uma sigla depreciativa para republicanos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.