Topo

Esse conteúdo é antigo

Apenas 1 de cada 10 congressistas republicanos reconhece vitória de Biden

Joe Biden foi oficializado ontem como candidato do partido Democrata à Presidênca dos Estados Unidos - Divulgação/Partido Democrata
Joe Biden foi oficializado ontem como candidato do partido Democrata à Presidênca dos Estados Unidos Imagem: Divulgação/Partido Democrata

Do UOL, em São Paulo

05/12/2020 16h23

Mais de um mês depois das eleições presidenciais americanas, apenas 26 de 249 congressistas do Partido Republicano reconhecem publicamente a vitória do democrata Joe Biden, de acordo com levantamento do jornal Washington Post, publicado neste sábado (05). O número representa apenas um de cada dez congressistas republicanos. Outros dois membros da Câmara dizem que Trump venceu, negando os fatos. A ampla maioria ainda não se manifestou.

O próprio derrotado, o atual presidente Donald Trump se recusa a reconhecer a vitória de Biden e insiste em levantar suspeitas infundadas de fraude eleitoral. O presidente brasileiro Jair Bolsonaro, aliado de Trump, também não admitiu a vitória de Biden.

Depois de votar no segundo turno das eleições municipais, no último domingo (29), Bolsonaro fez coro ao discurso de Trump. "Eu tenho minhas fontes e elas dizem que teve muita fraude lá, e se se foi suficiente para mudar o resultado eu não sei", disse, sem apresentar qualquer prova.

Segundo a Reuters, a campanha de Trump já pagou quase US$ 9 milhões (R$ 46 milhões) na tentativa de reverter os resultados da eleição presidencial. Porém, na última terça-feira, o procurador-geral dos Estados Unidos, William P. Barr declarou que o Departamento de Justiça não achou irregularidades em quantidade suficiente para alterar o resultado eleitoral..

Neste sábado, Trump publicou um post no Twitter a respeito do levantamento do Washington Post. "25, ual! Estou surpreso que sejam tantos", disse, em referência aos congressistas republicanos que admitem que Biden venceu as eleições -- em uma primeira versão do levantamento publicada pelo Washington Post, eram 25, número depois atualizado para 26.

"Nós apenas iniciamos a batalha. Por favor me mandem a lista dos 25 RINOS", concluiu Trump. "RINO" é uma sigla depreciativa para republicanos.

Levantamento do Washington Post

O Washington Post procurou todos os 249 congressistas republicanos depois que Trump publicou um vídeo de 46 minutos negando o resultado eleitoral, na última quarta-feira (02).

Um time de 25 jornalistas fez três perguntas para os congressistas republicanos: 1) Quem venceu as eleições? 2) Você é a favor ou contra às tentativas de Trump de proclamar sua vitória? 3) Se Biden obtiver maioria no colégio eleitoral, você irá aceitá-lo como o legítimo presidente eleito? Além disso, os jornalistas pesquisaram discursos recentes dos congressistas republicanos, em busca de posicionamentos sobre as eleições presidenciais.

Além dos 26 congressistas republicanos que reconheceram a vitória de Joe Biden, o levantamento identificou dois que acreditam que foi Trump quem venceu. Já a grande maioria, 221 congressistas — cerca de 90% dos republicanos no Congresso americano — não se manifestam sobre quem ganhou as eleições. Para o Washington Post, "o resultado demonstra o medo que a maioria dos republicanos tem do presidente", já que recusam a admitir publicamente sua derrota.

Já nas eleições presidenciais de 2016, vencidas por Trump, os congressistas democratas rapidamente reconheceram a derrota de sua candidata, Hillary Clinton.