Topo

Esse conteúdo é antigo

Designer afirma ter feito e instalado monólito encontrado na Inglaterra

Tom Dunford ao lado do monólito que diz ser de sua autoria, com 2,2 m de altura e 0,6 m de largura - Reprodução/Tom Dunford
Tom Dunford ao lado do monólito que diz ser de sua autoria, com 2,2 m de altura e 0,6 m de largura Imagem: Reprodução/Tom Dunford

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/12/2020 15h20

O mistério dos monólitos espalhados ao redor do mundo esteve um pouco mais próximo de ser solucionado, no último domingo (6), quando um grupo de artistas assumiu ter instalado o monólito de Utah, nos EUA. Contudo, no mesmo dia, transeuntes de uma praia na ilha de Wight, na Inglaterra, se depararam com um novo monólito e reacenderam discussões acerca da origem do artefato — que podem ter terminado hoje, graças a um designer renvindicando a obra.

Tom Dunford, 29 anos, vive na ilha de Wight e foi um dos primeiros a divulgar a aparição do monólito para a imprensa. Ele concedeu entrevistas, proclamando estar perplexo com o aparecimento do monólito, e posou para fotos ao lado da peça de 2,2 m de altura e 0,6 m de largura.

Hoje, no entanto, Tom declarou que tudo aquilo não passava de um teatro, e que, na verdade, ele mesmo havia fabricado e instalado o monólito, na praia de Compton.

Tom disse que foi "inspirado" pela intriga mundial causada pelos monólitos, vistos na Romênia e nos EUA. As inspirações dele em na área de design também se alinham com estilo das peças: "Sou absolutamente fascinado por design futurista, ciência e espaço", disse o inglês para a rádio BBC Solent.

Ele ainda brincou com as teorias da conspiração que presumiam que os monólitos eram uma obra de seres extraterrestres. "Se os alienígenas viessem, acho que eles iriam para o lugar mais seguro que é a Ilha de Wight no nível 1 [do plano de combate britânico ao coronavírus]."

A possível "pegadinha" de Tom foi bem aceita pela população local. Ele disse que vai deixar o monólito onde está por alguns dias para "as pessoas tirarem fotos", e depois voltará para buscá-lo em "alguns dias".

A secretaria de turismo da ilha gostou do sucesso da peça, e repercutiu o monólito em um slogan, dizendo que a "Ilha de Wight tinha chegara a uma galáxia muito distante".

Apesar de os autores dos monólitos na Inglaterra e em Utah já terem se revelado, ainda pairam dúvidas sobre a instalação das peças na Califórnia, Romênia e Holanda. Porém, com boa parte do mistério já revelado, as teorias da conspiração relacionadas aos monólitos já caíram por terra.

Mas, é claro que a internet não perdoou as aparições misteriosas e fez diversos memes sobre o caso. Inclusive, marcas como a IBM, Budweiser, McDonald's e Bis entraram na brincadeira