Topo

Esse conteúdo é antigo

Chineses descobrem que prédio foi erguido sobre estátua de quase um século

Estátua de quase um século foi revelada após reformas no complexo residencial - Reprodução/Youtube/Oriental Image
Estátua de quase um século foi revelada após reformas no complexo residencial Imagem: Reprodução/Youtube/Oriental Image

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/12/2020 10h57

Durante reformas em um complexo residencial no sudoeste da China, moradores do bairro de Chongqing ficaram surpresos depois que as obras revelaram uma escultura religiosa sem cabeça, medindo 9 metros de altura.

Por anos, os residentes viveram na zona habitacional sem saberem da existência da estátua escondida nas profundezas das moradias, de acordo com a CNN. Mas a entidade ficou todo esse tempo submersa na encosta íngreme, onde se localizam os prédios do complexo.

O governo do distrito de Nan'na explicou na rede social Weibo que a estátua foi construída na Era da República da China (1912-1949). A cabeça do item religioso teria sido destruída na década de 1950; mais tarde, os prédios e apartamentos do complexo foram erguidos por cima da estátua, nos anos 1980.

Alguns usuários da rede social chinesa supõe que a estátua é de origem budista, mas especialistas do escritório de administração de relíquias culturais da China afirmaram que o artefato gigantesco na verdade pertenceu a uma religião popular.

Um templo dedicado ao deus taoísta do trovão já ocupou um espaço ao lado da escultura misteriosa, mas acabou sendo demolido em 1987. Já em 1997, a estátua chegou a ser eleita uma relíquia cultural do distrito, segundo o governo distrital.