Chineses descobrem que prédio foi erguido sobre estátua de quase um século
Durante reformas em um complexo residencial no sudoeste da China, moradores do bairro de Chongqing ficaram surpresos depois que as obras revelaram uma escultura religiosa sem cabeça, medindo 9 metros de altura.
Por anos, os residentes viveram na zona habitacional sem saberem da existência da estátua escondida nas profundezas das moradias, de acordo com a CNN. Mas a entidade ficou todo esse tempo submersa na encosta íngreme, onde se localizam os prédios do complexo.
O governo do distrito de Nan'na explicou na rede social Weibo que a estátua foi construída na Era da República da China (1912-1949). A cabeça do item religioso teria sido destruída na década de 1950; mais tarde, os prédios e apartamentos do complexo foram erguidos por cima da estátua, nos anos 1980.
Alguns usuários da rede social chinesa supõe que a estátua é de origem budista, mas especialistas do escritório de administração de relíquias culturais da China afirmaram que o artefato gigantesco na verdade pertenceu a uma religião popular.
Um templo dedicado ao deus taoísta do trovão já ocupou um espaço ao lado da escultura misteriosa, mas acabou sendo demolido em 1987. Já em 1997, a estátua chegou a ser eleita uma relíquia cultural do distrito, segundo o governo distrital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.