Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido condena dois homens por morte de 39 imigrantes em caminhão

Os corpos de 39 imigrantes foram encontrados em um caminhão  - Divulgação/Polícia de Essex
Os corpos de 39 imigrantes foram encontrados em um caminhão Imagem: Divulgação/Polícia de Essex

Do UOL, em São Paulo

21/12/2020 12h12

Dois homens foram condenados pela morte de 39 imigrantes vietnamitas no ano passado, encontrados sem vida em um caminhão em uma zona industrial de Grays, na região de Essex, ao leste de Londres, na Inglaterra.

De acordo com o 'Sky News', Eamonn Harrison e Gheorghe Nica vão responder por homicídio culposo. Os imigrantes teriam ficado fechados dentro do contêiner por mais de 12 horas, em uma temperatura que chegava aos 38,5º C. Cada um pagou cerca de 13 mil Euros para entrar de forma ilegal no Reino Unido.

Após um julgamento de 10 semanas, o caminhoneiro Harrison foi declarado culpado em 39 acusações de homicídio. Nica, que é apontado como organizador da travessia, foi condenado pelas mesmas acusações. Eles também responderão por tráfico de pessoas, assim como dois outros envolvidos, Christopher Kennedy e Valentin Calota. O motorista de caminhão Maurice Robinson e o chefe de transportes Ronan Hughes já haviam admitido o homicídio culposo.

A polícia inglesa acredita que os imigrantes embarcaram no caminhão ainda no norte da França, antes de ser levado para Zeebrugge, n Bélgica, onde foi carregado com destino a Purfleet, que também fica em Essex, em 22 de outubro de 2019.