Topo

Esse conteúdo é antigo

'Com ou sem semente?': Foto de abacate gera debate na web

Imagem publicada em um grupo do Facebook vem percorrendo a web com a discussão à respeito da semente - Reprodução/Facebook
Imagem publicada em um grupo do Facebook vem percorrendo a web com a discussão à respeito da semente Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/02/2021 14h53

Não é de hoje que ilusões de ótica dão o que falar na internet. O caso mais famoso foi o do vestido "azul ou dourado", que viralizou nas redes sociais em 2015. No ano passado, uma foto fez internautas discutirem se a imagem mostrava um cachorro ou um palhaço. Agora, é a imagem de um abacate que vem rendendo discussões.

A fruta, cortada ao meio, gera uma ilusão que faz os internautas se dividirem em três grupos no debate: alguns afirmam que veem uma semente no abacate, outros têm certeza que ela não está e lá e ainda há aqueles que ora enxergam a semente e ora não conseguem mais vê-la.

Veja a foto mais uma vez para tirar para formar uma opinião:

Ninguém parece ter a resposta correta para o debate, com as opiniões sendo bem divididas segundo o site Daily Mail, que repercutiu a imagem. Logo, uma "conferência" de argumentos se instala na web para definir o que seria correto.

"Eu posso ver a semente também. O abacate grudou no lado direito da semente. Também há um toque de verde no fundo da semente que não estaria lá se não houvesse semente, porque ainda seria uma polpa amarela", argumentou um internauta.

"Então, sem semente, posso ver o abacate à direita que foi danificado pela remoção da semente e acabou dentro do buraco. Além disso, a sombra na parte inferior indica que não há semente", respondeu uma mulher.

Uma das pessoas indecisas explicou o motivo de ter ficado em cima do muro: "Se eu olhar por tempo suficiente, posso ver os dois". Já, outra internauta, que não conseguiu formar uma opinião foi mais enfática: 'Isso está me fazendo querer jogar meu celular na parede! Eu não consigo decidir.'"

Houve ainda um pequeno número de internautas que duvidou da imagem. "Se você olhar para a tábua de cortar e a sombra ao lado direito dela, parece que o abacate não foi cortado ao meio, pois parece muito fino para estar pela metade", escreveu uma mulher desconfiada do corte, enquanto outras pessoas suspeitavam que a foto poderia ter sido manipulada por algum programa de edição de fotos. E você, o que acha?