Topo

Esse conteúdo é antigo

Mais um? Novo monólito misterioso aparece na Turquia

Objeto estava próximo de um antigo templo chamado Gobekli Tepe, considerado Patrimônio Mundial da Unesco - Yasin Dikme/Anadolu Agency via Getty Images
Objeto estava próximo de um antigo templo chamado Gobekli Tepe, considerado Patrimônio Mundial da Unesco Imagem: Yasin Dikme/Anadolu Agency via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/02/2021 14h07

Os monólitos misteriosos voltaram a aparecer pelo mundo — desta vez, na Turquia.

Um bloco de metal de três metros de altura foi encontrado por um fazendeiro na sexta-feira (5) na província de Sanliurfa.

O misterioso objeto estava próximo de um antigo templo chamado Gobekli Tepe, considerado Patrimônio Mundial da Unesco. O local tem estruturas megalíticas que datam do 10º milênio a.C.

Há uma inscrição no monólito, uma antiga escritura turca que diz "olhe para o céu, veja a lua".

A mídia turca informou que a polícia está examinando as imagens do circuito de segurança e investigando veículos que podem ter transportado o monólito.

Outros monólitos surgiram e alguns desapareceram em vários países nos últimos meses.

O coletivo de artistas The Most Famous Artists assumiu a autoria de alguns dos monólitos, colocados nos EUA, Reino Unido e Romênia. Ainda não se sabe, porém, se o monólito surgido na Turquia tem relação com o coletivo artístico.

O primeiro monólito apareceu no dia 18 de novembro na remota cidade de Red Rock Country, no meio do deserto do Utah, nos EUA. Em seguida foram vistos outros em estados como Califórnia, Pensilvânia, Carolina do Norte e Texas, além de Reino Unido, Polônia, Finlândia e Ucrânia.

O diretor do grupo artístico, Matty Mo, afirmou ao site Mashable que a intenção era "deixar todo mundo pensar por um momento que aliens fizeram contato conosco, só para ficar desapontado vendo que é só The Most Famous Artist fazendo truques".