Topo

Esse conteúdo é antigo

Autoridades australianas confirmam tsunami após terremoto

Nova Caledônia é um arquipélago da Oceania - Theo Rouby / AFP
Nova Caledônia é um arquipélago da Oceania Imagem: Theo Rouby / AFP

Colaboração para o UOL*

10/02/2021 11h19Atualizada em 10/02/2021 18h28

Após um terremoto de magnitude 7,7 pontos na escala Richter ter abalado as ilhas da Nova Caledônia na manhã de hoje, o Escritório de Meteorologia da Austrália confirmou a formação de tsunami no Oceano Pacífico.

De acordo com as autoridades australianas, apenas a Ilha de Lorde Howe está em estado de alerta, enquanto a costa do país não deve ser afetada.

Por outro lado, a Defesa Civil da Nova Zelândia manteve o alerta em toda a região norte e nordeste da Ilha do Norte. O governo aconselha que as pessoas evitem as regiões costeiras e praias.

Mais cedo, o National Tsunami Warning Center, dos Estados Unidos, emitiu o alerta de tsunami na região onde houve terremoto, incluindo também Samoa Americana e Fiji.

O epicentro do terremoto foi no sudeste do arquipélago das ilhas Lealdade, em Nova Caledônia, de acordo com o USGS (Centro Geológico dos Estados Unidos). A magnitude indica possíveis danos graves, mas ainda não há dados sobre vítimas. Em um primeiro momento, o USGS divulgou que o tremor foi de 7,5 pontos, mas a medição foi corrigida para 7,7 pontos.

Além do tremor principal, foram registrados pelo menos mais três terremotos em regiões próximas, com intensidade menor (de 5,7 a 6,1 na escala Richter).

Nova Caledônia fica no sudoeste do Oceano Pacífico, 1.500 quilômetros ao leste da Austrália.

A região afetada pelo terremoto é parte do Círculo de Fogo do Pacífico, uma das áreas com maior atividade sísmica do planeta.

*Com informações da AFP