'Vulcão de gelo' jorra vapor e atrai curiosos ao Cazaquistão; veja
Um "vulcão de gelo" com 14 metros de altura está atraindo turistas de diversos países para a região de Almaty, no leste do Cazaquistão. A formação geológica tem formato de cone e jorra água e vapor pelo seu topo, apresentando uma visão deslumbrante para os visitantes do local.
O clima de neve severo da região não repele os curiosos pelo fenômeno natural. Segundo os habitantes locais, esse é o primeiro cone formado da neve visto por eles com tamanho tão grande e também o primeiro a borrifar continuamente partículas de água a partir da abertura superior.
A erupção de água, que se parece com a fumaça expelida de um vulcão, rendeu à formação o apelido de "vulcão de gelo".
Apesar de o apelido da formação geológica fazer sentido visualmente, o "vulcão" não é geologicamente um vulcão de fato. Ao invés de ter sido formada por magma, a estrutura congelada foi formada sobre uma fonte subterrânea de água e, a cada vez que "entra em erupção", ela aumenta um pouco mais, pois o frio da região congela as partículas quase que instantaneamente.
Contudo, com a chegada da primavera o ponto turístico vai derreter. Durante os meses mais quentes, a região em que o "vulcão" está localizado é coberta por uma vegetação verde e temperatura amena, segundo o Daily Mail.
Ainda assim, os turistas têm tempo para visitar o local que fica a cerca de quatro horas de Nur-Sultan, capital do Cazaquistão, para seguir tirando as "ótimas fotos", como disse um deles, que o local proporciona.
Veja algumas imagens postadas por visitantes do "vulcão" no Instagram:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.