Topo

"Precisamos que você use máscara", ouve Araújo antes de foto em Israel

Eduardo Militão

Do UOL, em Brasília

07/03/2021 14h29

A organização do encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e autoridades israelenses em Israel pediu que o brasileiro usasse máscara de proteção para se aproximar do chanceler local, Gabi Ashkenazi, para cumprimentos e fotos.

Araújo havia retirado a máscara para fazer um discurso e se dirigia a Ashkenazi quando ouviu o pedido pelo sistema de som, em inglês: "Nós precisamos que você use a máscara". "Oh, sim", respondeu Araújo, também em inglês.

A seguir, os dois chanceleres tiraram fotos simulando um cumprimento com os cotovelos. Depois, foi feita outra fotografia com o restante da comitiva, todos de máscara.

A comitiva brasileira embarcou na base aérea de Brasília sem utilização de máscaras de proteção contra o coronavírus. A viagem é destinada a obter acordos de cooperação em saúde, ciência e tecnologia, vacinas e medicamentos contra a covid-19. Ao chegarem a Israel, todos tiveram que fazer testes e usar máscaras.

Em nota ao UOL, o Itamaraty afirmou que "em razão de protocolo sanitário israelense, os integrantes da delegação utilizavam máscaras ao chegarem a Israel, antes da apresentação de resultado de seus testes PCR". "Na chegada ao hotel em Israel, os integrantes da delegação realizaram novo teste PCR."

Segundo a nota, a comitiva "cumprirá fielmente os protocolos de segurança estabelecidos por cada país, seguindo as orientações das autoridades locais".

.