Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolas de algodão? Nuvens com formato peculiar surgem no céu de Berlim

Nuvens "mamatus", como são conhecidas, são raras e aparecem após tempestades - Reprodução/Twitter/@JuliaCurio
Nuvens 'mamatus', como são conhecidas, são raras e aparecem após tempestades Imagem: Reprodução/Twitter/@JuliaCurio

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/03/2021 18h02

Depois que uma tempestade atingiu Berlim nesta quinta-feira (11), na Alemanha, residentes da cidade notaram uma formação de nuvens espetacular, que lembra bolas de algodão ou até mesmo bexigas de aniversário. O raro fenômeno é conhecido pelos meteorologistas como nuvens "mammatus" e foi confirmado pelo Serviço Meteorológico Alemão.

A aparição, que não é muito frequente, ocorre por conta do processo de evaporação que se dá logo após as tempestades. Há nesses casos uma justaposição de movimentos ascendentes e descendentes de ar e o resultado são formações bastante incomuns.

"A precipitação de uma camada superior de ar cai em uma camada de ar muito mais seca e, portanto, a resfria significativamente", explica o especialista do Serviço Meteorológico Alemão, Dustin Böttcher, ao site alemão Der Tagesspiegel.

"O ar mais frio fica mais pesado e afunda e forma esses lindos 'mammatus'. Depois que a precipitação evapora, o ar se aquece novamente e sobe", completa.

Curiosamente, o nome "mammatus" deriva da palavra latina mamma, devido à associação recorrente entre as nuvens e o formato de um seio feminino.

Normalmente as "mammatus" não estão sozinhas quando se formam, mas chegam acompanhadas de outra formação de nuvens, que é bem mais temida: a "cumulus nimbus", que são aquelas que provocam as fortes chuvas, com até mesmo granizo.

Nas redes sociais, vários usuários alemães compartilharam fotos das nuvens peculiares. Um deles postou um vídeo com o efeito de timelapse que mostra as "mammatus" se movendo durante vários momentos: