Topo

Esse conteúdo é antigo

Putin é vacinado, mas origem da dose não é divulgada; Sputnik publica foto

Rússia possui três vacinas nacionais registradas contra a covid-19: a Sputnik V, a EpiVacCorona e a KoviVac - Mikhail Klimentyev/TASS via Getty Images
Rússia possui três vacinas nacionais registradas contra a covid-19: a Sputnik V, a EpiVacCorona e a KoviVac Imagem: Mikhail Klimentyev/TASS via Getty Images

Do UOL, em São Paulo *

23/03/2021 15h38Atualizada em 23/03/2021 16h34

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi vacinado hoje contra o novo coronavírus, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em declaração à agência de notícias russa RIA Novosti.

"Putin foi vacinado contra o [novo] coronavírus. Se sente bem. Amanhã, terá um dia de trabalho completo", afirmou Peskov.

Peskov não especificou de qual laboratório veio a dose aplicada no presidente russo. Também não foram feitos vídeos e fotos da vacinação de Putin, completou o porta-voz à RIA.

Hoje à tarde, porém, o perfil da Sputnik V — vacina de origem russa e que também está sendo utilizada no país — no Twitter postou uma foto do líder do leste europeu com a legenda "o presidente da Rússia, Vladimir Putin, é vacinado contra o covid-19".

Aprovada em mais de 50 países, a Sputnik V é a principal vacina da Rússia — porém, o imunizante enfrenta desconfiança de parte da população.

A vacinação reservada de Putin havia sido anunciado ainda hoje por Peskov, que também já havia adiantado que o laboratório de procedência da dose não seria revelado e que não haveria fotos ou vídeos do momento. "Terão que acreditar em nossa palavra", disse.

Atualmente, a Rússia possui três vacinas nacionais registradas contra a covid-19: a Sputnik V, do Instituto Gamaleya; a EpiVacCorona, do Instituto Vector; e a KoviVac, do Centro Chumakov.

Putin, que tem 68 anos, afirmou ontem que seria vacinado hoje. O anúncio era esperado desde dezembro do ano passado, quando o país iniciou a campanha de vacinação da população.

Muitos líderes mundiais já foram vacinados contra o coronavírus, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o papa Francisco e a rainha Elizabeth 2ª do Reino Unido.

Segundo dados atualizados ontem pelo jornal norte-americano The New York Times, 3,9% dos russos já se vacinaram com a primeira dose contra a covid-19, e 1,9% com a segunda dose — taxa menor que a do Brasil, de 5,8% e 1,9%, respectivamente.

* Com informações da AFP, em Moscou (Rússia)