Oficial da Dinamarca desmaia em coletiva sobre vacina contra a covid-19
A diretora da Agência de Medicamentos da Dinamarca, Tanja Erichsen, desmaiou ontem ao vivo durante coletiva de imprensa que anunciava o abandono da vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. A Dinamarca retirou seu programa o imunizante por uma preocupação com os "raros, mas graves" efeitos colaterais.
A cena aconteceu enquanto o diretor do Conselho Nacional de Saúde, Soren Brostrom, explicava sobre a medida à imprensa local. Nas imagens, Tanja passa mal e cai ao lado do colega no púlpito. Imediatamente, o diretor socorre Tanja ao lado de outros participantes da coletiva.
Tanja foi colocada em uma posição lateral trancada enquanto uma ambulância era chamada. De acordo com a imprensa local, ela foi levada ao hospital para ser submetida a exames por preocupação, e se recuperou no mesmo dia.
A Dinamarca foi o primeiro país a deixar a vacina da AstraZeneca na Europa. A decisão foi tomada após a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), investigar uma relação entre o imunizante e coágulos sanguíneos desenvolvidos por pessoas que foram imunizadas.
"Baseando-se em análises científicas, nossa avaliação geral é de que existe um risco real de efeitos colaterais graves associados ao uso da vacina anti-Covid-19 da AstraZeneca. Portanto, decidimos remover a vacina de nosso programa de imunização", disse o diretor-geral da Autoridade Sanitária da Dinamarca, Soren Brostrom, por meio de comunicado.
Além da retirada da vacina da AstraZeneca, a Dinamarca decidiu suspender o imunizante da Janssen, recém-chegada no país, que está sob análise nos Estados Unidos. Nesta semana, a FDA, agência reguladora americana, recomendou a suspensão da aplicação da vacina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.