Topo

Esse conteúdo é antigo

Malawi pode descartar 16 mil vacinas contra covid-19, que ficaram vencidas

Vacinas da AstraZeneca foram doadas com prazo de validade muito próximo - Getty Images/BBC News Brasil
Vacinas da AstraZeneca foram doadas com prazo de validade muito próximo Imagem: Getty Images/BBC News Brasil

Colaboração para o UOL

16/04/2021 10h05

O Ministério da Saúde do Malawi se comprometeu a descartar todas vacinas contra covid-19 que estão vencidas no país. Isso pode resultar no descarte de 16 mil doses, porque muitas pessoas não estão buscando a vacinação.

As vacinas do país são desenvolvidas pela AstraZeneca, em parceria com a universidade de Oxford. Elas foram doadas pela União Africana ao governo no mês passado. Ao todo 102 mil imunizantes foram entregues.

As pessoas estão preocupadas com possíveis coágulos sanguíneos causados pela vacina. Casos raros desse tipo de complicação estão sendo estudados em outros países. Essa informação, junto com boatos de que já aconteceram aplicações de vacinas vencidas, afastaram a população.

Por enquanto apenas 1% da população foi vacinada, com 230 mil doses - o país também recebeu imunizantes da iniciativa Covax Facility e doações da Índia. Inicialmente a população fez longas filas, mas o interesse diminuiu com o tempo.

"Existem algumas pessoas que hesitam porque querem entender, outras por causa da religião e algumas pessoas que simplesmente pensam 'eu irei amanhã'", disse o Dr. Ben Chilima, diretor do Instituto de Saúde Pública do Malawi.

O governo federal tem prometido que não vai aplicar vacinas vencidas. Mas George Jobe, diretor executivo da Malawi Health Equity Network, declarou que é preciso ter mais cuidado com doações, pois a aplicação de imunizantes deve demorar mais tempo do que o normal na África.

"Esta é uma lição para nossos doadores. Quando fizerem doações, eles devem ver como a nação está preparada. As pessoas estão cientes e prontas para receber a vacina? As próximas vacinações não devem ocorrer com vacinas perto do prazo de validade, porque os mesmos problemas podem acontecer", disse Jobe.