Topo

Esse conteúdo é antigo

Corpos de vítimas da covid-19 são enfileirados em crematório na Índia

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/04/2021 13h11

Os recordes de mortes na Índia pela covid-19 estão causando cenas impressionantes no país. Em vídeo publicado pelo tabloide The Sun, corpos de vítimas fatais da doença são enfileirados para aguardar a cremação.

De acordo com a publicação, a cena aconteceu no crematório Subhash Nagar, em Nova Délhi. Nas imagens, é possível observar parentes colocando as vítimas no final de uma fila de outros cadáveres. Os corpos já estão envoltos em mortalhas prontos para a cremação.

Ainda, segundo o tabloide, os crematórios estão operando 24 horas por dia para lidar com a "esteira rolante da morte".

Na semana passada, um crematório na capital realizou uma cremação em massa devido ao alto número de corpos de vítimas da covid-19. Outro crematório, em Muzaffarpur, no leste indiano, disse que está ficando sobrecarregado de corpos e que familiares enlutados têm que esperar a sua vez.

Alguns médicos estão aconselhando os pacientes a ficarem em casa e há relatos de que hospitais de Nova Délhi estão sem oxigênio. Na cidade de Ahmedabad, a mais populosa do estado de Guzerate, houve a necessidade de se improvisar leitos dentro de carros para que pacientes pudessem receber oxigênio enquanto aguardavam por uma vaga em um hospital local.

Com uma população de 1,3 bilhão de habitantes, a Índia tem, segundo o Ministério da Saúde do país, uma cifra oficial de 17,3 milhões de infecções por covid-19 e 195,1 mil mortes decorrentes da doença — contadas as 2,8 mil mortes registradas na madrugada de ontem.