Topo

Esse conteúdo é antigo

Autora inglesa morre de infecção rara dias depois de ser mordida por cão

Stacey Alexander-Harriss, que morreu após ter sido mordida por um cachorro - Reprodução/Instagram/@essexwitch
Stacey Alexander-Harriss, que morreu após ter sido mordida por um cachorro Imagem: Reprodução/Instagram/@essexwitch

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/05/2021 12h20Atualizada em 20/05/2021 12h21

A autora infantil Stacey Alexander-Harriss, que tinha 42 anos, morreu dias depois de ser mordida por um cão. O incidente aconteceu em junho de 2020, mas só agora foi divulgada a causa da morte. Harriss se machucou, não procurou atendimento imediato e morreu três dias depois, quando já estava internada. A autópsia apontou uma infecção ligada à mordida como a razão que a matou, segundo o jornal Daily Star.

Em 15 junho do ano passado, Harriss estava passeando com dois de seus animais de estimação quando foi surpreendida por uma mordida. Sem dar muita importância, ela não buscou ajuda médica nas primeiras horas que seguiram o ataque.

No entanto, dois dias depois, a escritora precisou ser levada às pressas ao Hospital King George em Ilford, na Inglaterra. Chegando lá, Harriss foi submetida a tratamentos com oxigênio, analgésicos, radiografias e exames de sangue.

Um hemograma, então, apontou que a autora estava sofrendo de sepse neutropênica, doença que consiste em um baixo número de neutrófilos (tipo de glóbulo branco) e facilita ao paciente que se contamine com infecções graves. Assim, Harriss foi encaminhada para a UTI, ao final do dia. Porém, na madrugada no dia 18 de junho, a britânica não resistiu.

A autópsia oficial

Um exame após sua morte, apontou algo que passou despercebido pela equipe médica: a presença da bactéria Capncytophagia canimorsus, frequentemente encontrada na boca de cães.

No final de abril, o Tribunal de Justiça de Walthamstow, concluiu a causa da morte de Harriss como "uma infecção bacteriana avassaladora causada por uma mordida de cachorro", segundo a legista Nadia Persaud.

O caso serviu para alertar pessoas que não procuram um centro médico rapidamente ao sofrer uma mordida de animal. A especialista ainda enfatizou a necessidade de procurar "atendimento urgente", mesmo com bichos de estimação.