Topo

Esse conteúdo é antigo

Colisão entre dois trens deixa ao menos 213 feridos na Malásia

Passageiros feridos deitados em macas fora da estação KLCC após um acidente envolvendo dois trens do Light Rail Transit (LRT) em Kuala Lumpur, na Malásia. - STR / AFP
Passageiros feridos deitados em macas fora da estação KLCC após um acidente envolvendo dois trens do Light Rail Transit (LRT) em Kuala Lumpur, na Malásia. Imagem: STR / AFP

Do UOL, em São Paulo*

25/05/2021 06h30Atualizada em 25/05/2021 07h33

Uma colisão frontal entre dois trens em um túnel do metrô de Kuala Lumpur, capital da Malásia, deixou ao menos 213 pessoas feridas, sendo dezenas delas gravemente, na noite de ontem. Este é considerado o pior do acidente metroviário no país desde o início das operações em 1996.

De acordo com o site local "Free Malaysia Today", pelo menos 64 passageiros com ferimentos graves foram levados ao Hospital Kuala Lumpur (HKL) para receberem tratamento médico. Desses, 43 receberam atendimento ambulatorial, seis estão em estado crítico e 15 em condições semicríticas. Os demais tiveram ferimentos leves e não precisaram ser hospitalizados.

Segundo a rede de televisão Al Jazeera, imagens divulgadas nas redes sociais mostraram diversos feridos caídos, alguns deles ensanguentados, e estilhaços de vidro no chão de toda a composição atingida.

Mohamad Zainal Abdullah, chefe da delegacia de polícia de Dang Wangi, uma das principais da capital, informou que uma composição — que estava vazia e era operada manualmente — colidiu de frente com um trem que levava dezenas de passageiros por volta das 20h45 (horário local) de ontem.

Abdullah explicou ao site "Free Malaysia Today" que a linha atingida usa trens automatizados sem maquinistas, no entanto, nesta ocasião, o trem vazio estava sendo operado manualmente.

Os trens automatizados são operados através de uma central de controle de operação das composições, mas por um "problema de comunicação", um deles não conseguiu "detectar" a chegada da outra composição, provocando o acidente, declarou o chefe da delegacia.

O ministro dos Transportes, Wee Ka Siong, informou que um dos trens estava a 40 quilômetros por hora e o outro a 60 quilômetros por hora no momento da colisão.

O primeiro-ministro malaio, Muhyiddin Yassin, informou no Facebook que pediu a abertura de uma investigação sobre o caso.

"Dei instruções ao ministro dos Transportes e à operadora (companhia responsável pelo metrô) para conduzir uma investigação completa sobre as causas do acidente", disse.

Através das redes sociais, a empresa estatal Prasarana, que administra a linha de metrô, declarou que irá ajudar a polícia nas investigações e pagará 1.000 ringgit malaios (cerca de R$ 1.284) como forma de compensar cada um dos passageiros que estavam na composição no momento da colisão.

A Prasarana ainda comunicou que pagará as despesas médicas das pessoas internadas no hospital e dará suporte financeiro para aquelas que ficarem sem condições de trabalhar.

*Com informações da EFE