Topo

Esse conteúdo é antigo

Aumenta para 23 número de mortos após erupção de vulcão no Congo

23.mai.2021 - Imagem aérea mostra avanço da lava do vulcão Nyiragongo na cidade de Goma, na República Democrática do Congo - JUSTIN KATUMWA/AFP
23.mai.2021 - Imagem aérea mostra avanço da lava do vulcão Nyiragongo na cidade de Goma, na República Democrática do Congo Imagem: JUSTIN KATUMWA/AFP

Colaboração para o UOL*

24/05/2021 11h45Atualizada em 24/05/2021 21h29

A erupção do vulcão Nyiragongo, no leste da República Democrática do Congo, deixou pelo menos 23 pessoas mortas, informou nesta segunda-feira (24) o Observatório Vulcanológico de Goma.

"Ao todo, sete pessoas morreram como consequência de lava ativa. Tentaram cruzar a estrada que liga a cidade de Goma —onde está o vulcão— a Rutshuru, mas está interceptada devido à lava", confirmou o vulcanólogo Celestin Kasereka Mahinda, diretor científico do observatório local, em entrevista à agência EFE.

Outra pessoa morreu também asfixiada no banheiro devido à acumulação de gás nocivo, acrescentou Mahinda, ao lembrar que o número de óbitos pode aumentar nas próximas horas, já a lava continua ativa em alguns trechos.

Agências internacionais dizem que a quantidade de mortos pode aumentar conforme as autoridades cheguem às áreas mais atingidas. Pelo menos 17 aldeias foram afetadas.

Lava invade cidade no Congo após erupção de vulcão; veja imagens

O vulcão entrou em erupção repentinamente por volta das 18h30, horário local (13h30 de Brasília), de sábado (22). Ainda hoje houve inúmeros terremotos fortes na cidade de Goma, que fica nos arredores do Nyiragongo.

Os tremores pegaram de surpresa os moradores que estavam voltando às suas casas depois de deixarem a região no sábado.

"Tem aumentado e acontece a qualquer momento", disse à AFP um morador da capital Kivu do Norte, considerando a situação "muito preocupante". "As noites têm sido muito longas, a gente sente medo", acrescentou.

Por causa dos tremores, as escolas não abriram hoje. A orientação é que todos fiquem em casa.

A erupção do Nyiragongo destruiu uma estrada que ligava Goma à cidade de Beni, interrompendo uma importante rota para a chegada de ajuda e suprimentos. Muitas casas foram engolidas pelo fluxo de lava de centenas de metros de extensão, que cortou também vários trechos da estrada que liga Goma a Butembo, a estrada principal de Kivu do Norte e um importante eixo comercial regional.

Hoje, a lava escura e rochosa do vulcão ainda estava quente, fumegando em alguns lugares. À distância, no horizonte, o Nyiragongo parecia calmo, com suas colunas de fumaça e cinzas subindo da cratera.

O Nyiragongo entrou em erupção pela última vez em 2002, matando 250 pessoas. Naquela ocasião, mais de 100 mil congoleses perderam suas residências.

* Com informações das agências ANSA, AFP e EFE