Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasileiro morre afogado na Itália; 'salvou filhos como herói', diz irmão

O brasileiro Felipe Thomazelli morreu afogado no Lago Maggiore, na Itália, na última sexta-feira (25) - Arquivo pessoal
O brasileiro Felipe Thomazelli morreu afogado no Lago Maggiore, na Itália, na última sexta-feira (25) Imagem: Arquivo pessoal

Andréia Martins

Do UOL, em São Paulo

29/06/2021 11h10Atualizada em 29/06/2021 20h24

O brasileiro Felipe Thomazelli, de 31 anos, morreu afogado na última sexta-feira (25), na Itália, enquanto nadava com os filhos de 8 e 11 anos no Lago Maggiore, em Baveno. Ao UOL Gean Thomazelli lamentou a morte do irmão e disse que ele "salvou os filhos como herói".

"O que aconteceu foi muito triste. Ele apenas foi brincar com os filhos em um dia de sol como outro qualquer. Um irmão, filho, marido e pai incrível que salvou seus filhos como herói. Amamos muito ele", disse Gean. Ele, que mora no Brasil, não soube dar mais detalhes do que aconteceu com o irmão.

As circunstâncias da morte de Felipe ainda estão sendo investigadas. De acordo com o jornal italiano "Corriere Torino", Felipe teria pedido socorro a outros banhistas para ajudar os filhos pois estava se afogando. Eles ajudaram a retirar as crianças do lago, mas quando voltaram, já não encontraram Felipe.

Equipes de resgate foram acionadas, e o corpo do brasileiro foi achado duas horas depois. Como ele sabia nadar, a principal suspeita até agora é de que ele tenha passado mal, segundo a publicação.

Felipe era assistente de cozinha e morava com a mulher, Sara, e os três filhos — Lara, Samuel e Rebeca — em Stresa. Gean conta que o irmão fez muitos amigos na cidade italiana, pessoas que agora estão ajudando a cunhada e as sobrinhas.

"Ele e minha cunhada trabalhavam muito para ter uma vida melhor por lá, os dois são muito batalhadores e nunca desistiram do sonho de uma vida melhor para a família e conseguiram juntos. Ela está sendo amparada por familiares e muitos amigos de lá e por toda a cidade nesse momento, uma comunidade unida e solidária que os abraçou e acolheu desde o início", contou ele.

Gean também homenageou o irmão nas redes sociais. "Que Deus te ilumine e ame como eu te amo meu irmão, que as alegrias de nossas vidas não se apaguem. Te admiro muito pois é meu exemplo de coragem força e alegria", escreveu ele.

No último dia 15 de junho, em um perfil do Instagram criado pela família de Felipe, eles celebraram os dois anos da chegada à cidade italiana, em março de 2019 (veja abaixo). A família preferiu não dar informações sobre o enterro de Felipe.