Topo

Esse conteúdo é antigo

Tubarão parece morder cabeça de mergulhador em ilusão de ótica e viraliza

O mergulhador diz que se manteve a uma distância segura da fera aquática e que tudo é uma questão de perspectiva - Reprodução/Facebook/Koh Ke Han
O mergulhador diz que se manteve a uma distância segura da fera aquática e que tudo é uma questão de perspectiva Imagem: Reprodução/Facebook/Koh Ke Han

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/07/2021 10h53

Uma foto de um tubarão que parece estar prestes a arrancar a cabeça de um mergulhador se tornou viral nas redes sociais nas últimas semanas. Entretanto, a imagem assustadora não passa de um "clique" no momento perfeito, visto que se trata de uma ilusão de ótica.

De acordo com o tabloide britânico The Sun, a foto foi tirada na Lagoa Beji, em Fiji, e em nenhum momento ofereceu riscos para o mergulhador, Koh Ke Han, que durante toda a expedição aquática se manteve a uma distância segura da fera aquática de 3 metros.

Logo, todo o risco aparente na foto é, na verdade, fruto de uma perfeito sincronia entre a perspectiva do movimento do tubarão e a angulação do fotógrafo. Ainda assim, muitos usuários insistem em dizer que a foto, tirada em 2018, mas compartilhada recentemente, é editada, fato que incomoda o mergulhador.

"Não sei por que alguém pensaria que a foto foi editada. Há muitas pessoas que já fizeram esse mergulho antes e também podem atestar o quão perto os tubarões chegam", afirmou Koh Ke Han para o The Sun.

O mergulhador também não deixou de ressaltar que, apesar da foto viral se tratar de uma ilusão de ótica, houve riscos "inerentes" ao contato com a natureza durante o mergulho. "É importante não culpar um animal se acontecer um acidente", afirmou.