Topo

Esse conteúdo é antigo

Mergulhadores encontram navio naufragado no século 19 nos EUA

Grupo de mergulhadores encontra navio naufragado perto do porto da cidade de Grindstone, em Michigan - Michigan Divers, LLC
Grupo de mergulhadores encontra navio naufragado perto do porto da cidade de Grindstone, em Michigan Imagem: Michigan Divers, LLC

Do UOL, em São Paulo

24/07/2021 19h50Atualizada em 25/07/2021 08h18

Mergulhadores encontraram em junho destroços de um navio que naufragou no século 19 nos Estados Unidos. O pequeno veleiro nunca tinha sido documentado. As informações foram divulgadas pelo Midland Daily News.

A capitã Cindy Lynch, seu marido Mike Lynch, e Kevin Jimkoski afirmaram estar aprimorando suas habilidades de mergulho na costa da cidade de Grindstone, em Michigan, quando descobriram o local do naufrágio a 2,5 metros abaixo da superfície.

Segundo o grupo, o local está dentro dos limites da área de preservação subaquática Thumb Bottom Land Preserve.

Ao Midland Daily News, Mike Lynch afirmou que a maior parte do lago ao redor do Thumb foi explorado nas décadas de 1970 e 1980, e que especialistas acreditam que poucos naufrágios não foram descobertos.

"Foi uma grande surpresa para nós quando o encontramos", disse Lynch. "Ficamos maravilhados porque estava em águas rasas, mas ainda em boas condições. A quilha estava lá. Você podia identificar a proa, podia ver a popa. Havia muitos artefatos nela."

O grupo acreditava que os destroços eram da embarcação Tug Margaretta, que foi explodida fora do
porto de Grindstone em 1907, segundo o Midland Daily News. Mas, em um mergulho recente, eles determinaram que os destroços não poderiam ser de um rebocador, e sim de um pequeno veleiro de um mastro.

Consultado pelo grupo, o historiador Robert McGreevy considerou que trata-se do barco Mackinaw, um tipo de embarcação comum naquele local, o Lago Huron, no século 19.