Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia indiana investiga caso de adolescente morta por usar calça jeans

Jovem teria sido espancada pelos avós - Getty Images/EyeEm
Jovem teria sido espancada pelos avós Imagem: Getty Images/EyeEm

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/07/2021 16h55Atualizada em 27/07/2021 17h08

Uma adolescente morreu depois de ser espancada por membros da sua família por insistir em usar uma calça jeans na segunda-feira no vilarejo Savrej Kharg, no estado de Uttar Oradesh, na Índia, segundo a polícia local.

Segundo informações da BBC da Índia, Neha Paswan, de 17 anos, participava de um ritual religioso junto com parentes quando foi questionada sobre a roupa que estava usando: uma calça jeans e um top.

Em resposta, a jovem teria dito que "calças jeans foram feitas para serem usadas", irritando seus tios e avós, que começaram a espancá-la. A mãe da jovem, Shakuntala Devi Paswan, disse que a Deha foi agredida com varas e que depois foi pendurada em uma ponte da cidade.

"Ela manteve um jejum religioso de um dia inteiro. À noite, ela vestia um par de jeans e um top e realizava seus rituais. Quando seus avós se opuseram ao seu traje, Neha respondeu que os jeans eram feitos para serem usados e que ela iria usá-lo", disse Shakuntala.

A mãe diz ter ligado para a polícia assim que viu que a filha estava inconsciente, mas os sogros disseram que a levariam para o hospital. "Eles não me deixaram acompanhá-los, então alertei meus parentes que foram ao hospital distrital procurando por ela, mas não conseguiram encontrá-la", diz ela ao jornal indiano.

Após denúncias, a polícia encontrou o corpo de Deha pendurado na ponte do rio Dandak, na manhã de terça-feira.

Mais de 10 pessoas, incluindo os avós, tios, tias, primos e o motorista de Neha foram denunciados pela polícia como suspeitos pela execução do crime. Até o momento, somente os avós, um tio e o motorista foram detidos.

As autoridades desconfiam que o motivo do assassinato possa estar sendo escondido por familiares.